Pplware

Dica: Como aumentar a segurança das mensagens do WhatsApp no Android

A segurança do WhatsApp é tida como uma das mais eficazes no universo das apps de mensagens. A empresa garante que estas mensagens viajam de forma cifrada e por isso são impossíveis de serem lidas.

O que não é garantido é que o acesso a estas mensagens esteja protegido e que possa ser controlado. Mas o este serviço permite que seja definido um código de autenticação que vai aumentar esta segurança.


Os criadores do WhatsApp nunca contemplaram a necessidade de criar um código de proteção da sua app para limitar o acesso às mensagens. Ao focarem-se na cifra das comunicações, garantem a proteção necessária.

Mas como há quem necessite de alguma proteção adicional, o serviço permite criar um código de confirmação em dois passos, que impede a configuração da conta por terceiros e dá uma segurança adicional.

Aceder às Definições de segurança

Para a ativarem só precisam de aceder às Definições e depois ai dentro devem selecionar a opção Conta.

De seguida, e dentro desse novo ecrã, devem selecionar a opção confirmação de dois passos. Esta é também conhecida, de forma mais genérica,  como 2FA.

Definir o novo código de confirmação em dois passos

Nos passos seguintes vai ser necessário definir o novo código de proteção, que não deve ser esquecido de forma alguma, sob pena de bloquear de forma total o acesso ao WhatsApp.

O código que vão fornecer deverá ser colocado no WhatsApp duas vezes para confirmar que é mesmo o que o utilizador quer usar e como como forma de proteção.

Definir o e-mail de recuperação do WhatsApp

No passo seguinte vão ter de definir um endereço de e-mail para recuperação do código definido antes, em caso de problemas ou se se esquecerem do mesmo durante a utilização do serviço.

No final deste processo, o WhatsApp irá mostrar uma mensagem de sucesso, indicando que a confirmação em dois passos está ativa.

Importa referir que este código será periodicamente pedido dentro do WhatsApp, para evitar que este seja esquecido.

Daqui em diante, e graças ao 2FA, sempre que verificarem o número de telefone, quer por mudança ou outro fator, o código definido será pedido, para confirmar a identidade do WhatsApp.

Exit mobile version