O Natal é, por norma, uma altura propicia à compra de novos equipamentos electrónicos para actualizarmos os que já temos.
É nesta altura que mais se vendem novos dispositivos móveis, e o que traz sempre um problema para os utilizadores é a migração dos seus dados.
O Windows Phone é um dos ecossistemas que mais tem crescido nos últimos tempos e por isso é cada vez mais uma opção a ser tomada em conta. Mas se recebeu um Windows Phone este Natal, sabe como migrar os seus dados para este novo equipamento?
O processo de transferência de dados entre diferentes dispositivos nem sempre é um processo simples, mesmo dentro do mesmo ecossistema, o que leva a que muito utilizadores simplesmente optem por ignorar esta opção.
A quase totalidade dos sistemas permite uma migração dentro da sua estrutura, mas sempre que se fala em migrar entre sistemas os problemas e a falta de informação aparecem.
Mas, na verdade, existem formas muito simples e rápidas de fazer a migração entre alguns sistemas e hoje vamos explicar uma forma simples de fazer a migração dos dados dos utilizadores para o Windows Phone.
Para fazer essa migração dentro do Windows Phone a Microsoft disponibiliza uma aplicação que devem ter instalado no vosso smartphone. O seu nome é Transferir dados e está disponível dentro da sua loja de aplicações.
A aplicação Transferir dados permite transferir os contactos e as mensagens (SMS e MMS) de praticamente qualquer smartphone (Symbian, Android, iOS, BlackBerry, Windows Phone e outros) para o Windows Phone, em minutos e sem que qualquer dado se perca.
Depois de terem instalado e lançado o Transferir dados vão ser mostrados os dispositivos que estão já associados via Bluetooth com o seu Windows Phone, devendo escolher aquele de onde pretende retirar os seus dados.
Caso o dispositivo de onde pretende transferir os seus dados não esteja presente, pode facilmente adicioná-lo com o simples carregar no botão mais (+) e depois fazendo o emparelhamento normal via Bluetooth.
Depois desta ligação estar feita entre os dois dispositivos, é mostrado no Windows Phone quais as possibilidades de importação que vão ter possíveis para migrar.
Notem que no dispositivo de origem vai ser pedido o acesso à lista telefónica e à lista de mensagens, devendo essa autorização ser dada. Só assim será possível ao Windows Phone importar a informação.
Para além de terem disponível o número de contactos e de mensagens que vão ser importadas, o Transferir dados apresenta ainda o tempo que este processo vai durar.
No final de todo o processo, os dados que estavam no smartphone antigo passam a estar disponíveis no novo Windows Phone, garantindo que a passagem foi feita de forma completa e sem problemas.
A transferência dos restantes dados pode ser feita com recurso à sua configuração, pois a sua maioria são serviços que podem ser configurados, como o e-mail ou o acesso a serviços Cloud.
Este processo de migração, com o recurso à aplicação Transferir dados, fica muito mais simples e até mais fácil de ser usado por qualquer novo utilizador do Windows Phone.