Às vezes o mais simples, de tão simples que é… nem parece que seja verdadeiro, que funcione ou que seja a solução! Mas é simples testar e verificar que funciona.
Sabe aquele momento em que vai sair de casa e repara que não tem bateria no telefone, que este “morreu”? Quando ainda o liga para ter pelo menos uns 10 minutos a carregar e ver se este consegue energia suficiente? Pois bem, se usar um truque muito simples, terá um ganho substancial.
Coloque o seu smartphone no modo de voo!
Actualmente todos os modernos smartphones têm esta opção que serve para cortar toda e qualquer transmissão, desligando as antenas existentes nos dispositivos. Activando esta função, não haverá transmissão de dados, não haverá texto ou chamadas a entrar ou sair do seu telefone.
Quando é que usa esta opção? Geralmente esta funcionalidade é usada quando queremos ter uns momento de paz, sem as muitas notificações do telefone, quando estamos numa reunião, na sala de aulas, num local de culto, que não devemos ser importunados ou quando vamos de avião, para que as comunicações do dispositivo não interfiram com as comunicações e sistemas da aeronave.
Mas saiba que quando precisa que o seu smartphone carregue rápido, pode colocá-lo em modo avião ou modo voo?
Modo voo iOS •Modo voo Android • Modo avião Windows Phone
Isto acontece porque não estando o seu telefone ligado à Internet, não estando ligado ou a tentar sincronizar com a rede GSM e não estando com as apps de localização a solicitar dados à antena GPS, estas apps (nativas ou não) ficam sem actividade quando estão em segundo plano o que poupa bastante a energia que está a entrar no smartphone. Isso permite que a bateria esteja somente a armazenar energia.
E se carregar com ele desligado?
O desligar e o arranque consomem energia. Claro que com ele desligado o carregamento será mais rápido, contudo ao ligar o consumo recebe um pico e lá se vai a vantagem de o ter desligado.
Esta sugestão pode parecer simplista, mas resulta. Depois não se esqueça de activar de novo as funcionalidades de comunicação, desligando o modo voo, mas deixe ligado apenas o estritamente necessário (veja mais dicas aqui)… não se esqueça que o tempo de carregamento curto não levou a capacidade da bateria ao máximo!