Todas as medidas de segurança que pudermos implementar nas nossas máquinas conseguem garantir níveis mais elevados de privacidade e de protecção aos nossos dados e à nossa informação.
O browser da Google tem algumas medidas únicas e muito interessantes no que toca à privacidade e à protecção dos dados, mas surgiu recentemente uma, que todos podem usar e que dá ainda mais segurança.
Já podemos bloquear o Chrome quanto não o estivermos a usar e quisermos sair de perto do nosso computador. Veja como o pode fazer.
Esta é uma função útil para todos os que precisam de usar o Chrome em computadores partilhados ou em situações em que precisem de deixar o computador acessível, mas pretendem bloquear o acesso ao Chrome.
A capacidade de bloquear o Chrome está associada ao utilizador ou utilizadores que estão configurados para o usar, impedindo que qualquer outro utilizador possa aceder ao histórico de navegações, aos favoritos ou até aos seus serviços Google, que são automaticamente acedidos com essa conta.
Ao fazerem esse bloqueio não estão a impedir a utilização do Chrome, podendo o mesmo ser usado como convidado ou uma conta pessoal a ser adicionada.
O primeiro passo para poderem usa esta funcionalidade passa pela sua activação. Devem para isso aceder à zona de configuração de experiências do Chrome.
Coloquem na Omnibar o endereço about://flags e procurem a opção Activar o novo sistema de gestão de perfis. Alterem a opção para Activar e depois reiniciem o browser para que o mesmo fique activo.
Quando o browser reiniciar vão ver no canto superior direito surgir um novo botão que vos dá acesso à gestão dos perfis que têm configurados no vosso Chrome.
É a partir desta zona que vão poder bloquear o Chrome sempre que precisarem de se ausentar. A forma de aceder a esse bloqueio é feita com o aceder a esse menu (1) e à escolha do cadeado que está presente (2).
De imediato todas as janelas e todos os separadores que tenham abertos vão ser escondidos e tornados inacessíveis, dando lugar a uma página onde é pedido que seja realizada uma autenticação numa das contas que tenham configuradas no vosso Chrome.
É também possível usar o Chrome como convidado ou simplesmente adicionar uma nova conta, permitindo assim que qualquer outro utilizador possa usar o vosso browser, mas sempre sem acesso aos vossos dados.
Ao colocarem a palavra passe na vossa conta os separadores que tinham abertos antes vão voltar a ser carregados e todos vão ficar disponíveis.
Tenham apenas presente que esta opção aparentemente fecha os separadores que tinham abertos e que alguns podem não serem recuperados da mesma forma inicial.
Esta é uma excelente opção para as situações em que precisam de partilhar o vosso computador com terceiros e querem bloquear o acesso ao vosso Chrome, impedindo que vejam o histórico de navegação, os favoritos e os separadores abertos.
Testem e vejam o que o Chrome tem guardado para os utilizadores, indo muito mais além do que é a sua função base, o navegar na Internet.