A chegada do iOS 8 aos dispositivos móveis da Apple veio trazer um leque de novidades que muitos ainda estão a descobrir. Se a nível de imagem as verdadeiras mudanças vieram na versão anterior, esta é a versão da consolidação e da disponibilização de um iOS mais aberto e mais focado na customização.
Uma das novidades que mais chamou à atenção de todos foi a possibilidade de agora serem usados teclados de terceiros, deixando de lado o já muito evoluído teclado do iOS.
As ofertas que já se podem usar são interessantes, mas antes de mais é preciso saber como aplicar e activar esses mesmos teclados.
A possibilidade de serem usados teclados de empresas terceiras no iOS revela que a Apple começou finalmente a abrir o seu sistemas operativo móvel aos programadores, deixando assim uma muito maior liberdade de customização e de adaptação às necessidades do utilizador.
As diferentes ofertas que podemos encontrar na App Store revelam já que esta é uma opção madura e que podemos agora ter teclados com funcionalidades que vão muito além da simples introdução de texto.
Para se poderem utilizar estes novos teclados apenas precisam de os ter instalados, algo que se faz da mesma forma que qualquer outra aplicação da Apple Store.
Mas depois de instalado, é hora de activar o teclado. Esta operação não é nada complicada, mas importa saber em detalhe onde e como pode ser feita.
As definições do iOS têm agora a uma área específica dedicada aos teclados e é precisamente aí que tudo acontece, desde as definições de idioma do teclado do iOS até ao comportamento deste, passando claro, pela escolha e activação de teclados externos ao iOS.
Comecem então por aceder às definições do iOS e escolham a opção Geral. Depois dentro dessa opção façam scroll e acedam à nova opção Teclado.
Dentro desta vão poder ver as duas únicas opções que estão registadas no iOS. Devem ter apenas o nosso idioma e também o teclado Emoji.
A opção que devem escolher é a terceira, e que reflecte o que querem fazer, Adicionar teclado.
Ao seleccionarem essa opção será apresentada uma lista de outros teclados possíveis de serem usados, devendo o(s) teclado(s) que instalaram estar presentes para serem escolhidos.
Para este guia foi escolhido o teclado SwiftKey, sendo essa a opção presente na lista. Se tiverem mais teclados instalados, estes vão surgir aqui também apresentados.
A partir do momento que escolhe esse novo teclado ele fica activo. Devem no entanto verificar se existem algumas opções disponíveis dentro do próprio teclado.
Para isso seleccionem-no da lista de teclados que o iOS apresenta e vejam quais as opções disponíveis.
Validem de forma muito firme se querem dar acesso desse teclado aos dados que inserem. No caso do SwiftKey é pedido acesso total, o que significa que todos os dados registados pelo teclado são remetidos para o programador, e estes incluem dados sensíveis do utilizador.
Nem todos os teclados pedem este acesso ao utilizador, mas devem ter muito cuidado com os que pedem pois os dados são transmitidos para fora do vosso controlo, quer o que vão inserir dai em diante e o que inseriram no passado.
E pronto, a partir desse momento o novo teclado está activo e pronto a ser usado. Para o testar apenas necessitam de aceder a uma aplicação que necessite de teclado e vão de imediato descobri-lo pronto a ser usado.
Lembrem-se que podem a qualquer momento trocar de teclado, usando para isso o globo que fica junto da tecla para alternar entre letras, números e símbolos. Devem carregar nessa tecla e escolher o novo teclado que querem usar.
Esta novidade que o iOS 8 trouxe vem dar assim uma liberdade dentro do iOS que até agora era impossível. Usar um teclado que não fosse o da Apple era algo que apenas podia ser pedida e que muitos não consideravam possível.
Este poderá ser apenas o início de uma nova filosofia da Apple onde terá um sistema mais ajustado ao utilizador e com uma muito maior liberdade para ser ajustado e adaptado, quer com ferramentas do sistemas quer com outras externas, mas adaptadas.