Já se encontra nas “bancas” virtuais a mais recente edição da Revista PROGRAMAR, a 38ª de produção nacional. Assim nesta edição chega até nós, como especial destaque de capa, um artigo de Introdução à Programação em Compute Unified Device Architecture (CUDA). Estão contudo outros temas de igual importância incluídos nesta edição a quem vos recomendamos atenta leitura.
Mais uma vez, após a periodicidade habitual, voltamos com novos artigos, temas diferentes, uma nova etapa!
Nesta edição trazemos uma nova variedade de artigos, que esperamos serem do vosso agrado! Trazemos a revista até os nosso leitores, com o mesmo esforço e a mesma dedicação que nos caracteriza.
Com esta edição passa exactamente um ano, desde que aceitei pegar neste projecto, que é nosso e vosso. Deixaram-me um grande legado, um legado difícil de viver à altura dele!
Com a mente no futuro e a vontade de continuar esse legado, a revista cresceu! Cresceu com todos vocês que nos acompanham edição após edição. Cresceu com a equipe que faz com que a Revista chegue até vós.
Quando comecei a escrever este editorial, estava a pensar, na revista e em todo o seu percurso. Desde que a leio até aqui. Penso nos objectivos traçados para o ano que finda, na evolução que a tecnologia teve, durante este ano e naquilo que serão os objectivos para o próximo ano!
Este ano trouxemos até vós, novos artigos, novos autores, novas colunas, novas secções. Assistimos ao “nascimento” de novas tecnologias, à perda de grandes mestres da tecnologia, ao lançamento do Raspberry Pi, o computador que prometeu revolucionar o acesso à tecnologia, e de certa forma acabou fazendo aquilo a que se propôs. Vimos serem dados “passos de gigante”, no mundo da tecnologia. E nós tentamos sempre acompanhar a mudança, as novas tecnologias, tudo para trazer até vós uma revista revigorada, edição após edição!
Quando escolhi o título desde editorial, escolhi-o a pensar no desejo e no objectivo que temos para o ano que vem! Levar a revista mais longe, a novos patamares, a mais leitores, trazer-vos mais e melhor, e com a vossa ajuda crescer!
Vem aí o que dizem alguns, ser o ano da tecnologia! Eu não gosto de previsões! Todas tendem a errar… Prefiro recordar as palavras do Homem que disse “prognósticos só no fim do jogo”, e desejar a todos vocês, um ano em cheio!
Nós cá estaremos, edição após edição, a trazer-vos o nosso melhor trabalho e as ultimas novidades da tecnologia! E em tom de brincadeira com o título, do editorial, vos digo, que o nosso “Bandwidth Limit” está longe de ser atingido! Continuaremos com mais, com melhor de todos nós, para todos vocês!
Até uma próxima edição,
Continuem connosco, continuem a programar, continuem por aí, que nós estamos cá para vos trazer o melhor “without Bandwidth Limit”
António Santos, coordenador da revista Portugal-a-Programar
Nesta 38ª edição pode ainda encontrar os seguintes artigos:
- Accionamento de Led e Arduino Através de Interface Gráfica em Processing (Nuno Santos)
- PostgreSQL como alternativa de SGBD (Ricardo Trindade)
- Custo Efetivo de uma Solução na Nuvem em Ambiente Windows Azure (Edgar Santos)
- Rápido e bem? A programação web tem. (Sérgio Laranjeira)
- Visual (NOT) Basic – Organismos! Do zero ao mercado (2/2) (Sérgio Ribeiro)
- Enigmas de C#: foreach (Paulo Morgado)
- Core Dump: Core Dump – Fora de Horas (Fernando Martins)
- Review do livro Introdução ao Design de Interfaces (Sérgio Alves)
- Review do livro Exercícios em Java – Algoritmia e Programação Estruturada (Carlos José Dias)
- Viagem da Informação (Rita Peres)
- Camaleão! De que cor? (Sara Santos)
- Verifica regularmente os ficheiros Javascript do seu site? (David Sopas)
- Entrevista a Tiago Andrade e Silva
- Projecto em Destaque na Comunidade Portugal-a-Programar: Taggeo