Pplware

Redes – Cabo UTP Categoria 6

Se está a pensar construir uma rede cablada ou está a pensar modernizar a que já tem, então saiba que cabo deve utilizar actualmente para equipar a sua rede.

O Cabo Categoria 6, normalmente conhecido como Cat-6, é um cabo padrão do Gigabit Ethernet, sendo retro compatíveis como a Categoria 3 e 5/5e. A principal diferença entre o Cat-6 e as anteriores versões é que o Cat-6 utiliza plenamente os quatro pares de fios existentes no cabo. Deve obedecer às normas técnicas – ISO/IEC 11801:2002; IEC 61156-5; EN 50173-1:2002; EN 50288; TIA/EIA 568-B.2-1 e ser instalado de acordo com o Manual ITED em vigor.


Este tipo de cabo é mais restrito em relação às especificações do Crosstalk e também ao ruído. O Cat-6 permite performances acima dos 250MHz e é adequado para 10Base-T/100Base-TX e 1000BaseT/1000Base-TX (Gigabit Ethernet). O comprimento máximo mantém-se no 100 metros (assim como o Cat 5e) e suporta uma tensão máxima de 48V.

O cabo contém quatro pares torcidos de cobre, tal como os anteriores cabos de rede e é normalmente terminado com conectores ISO 8877 (vulgo RJ45). Alguns cabos Cat-6 são muito largos, o que torna difícil anexar os conectores RJ45.


O Cat-6 pode ser terminado com o esquema T568A ou o T568B, tornando-se indiferente usar um ou outro esquema.

O Crossover é usado em ligações de Hub para Hub, Computador para Computador, Switch para Switch, ou seja, entre equipamentos da mesma camada (modelo OSI). Actualmente, todos os equipamentos Gigabit Ethernet e a maior parte dos novos equipamentos a 10/100Mb, suportam automaticamente cabos Crossover, o que significa que qualquer cabo Straight-through ou Crossover pode ser usado em qualquer ligação (MDI-X).

No entanto, os equipamentos antigos continuam a requerer a utilização de um cabo Straight-thtough para se ligarem a outro equipamento e um cabo Crossover para ligarem um Switch com um outro Switch ou um computador com outro computador, por exemplo.

Os cabos Crossover finalizados com uma das pontas com o esquema T568A e a outra ponta com esquema T568B, em que cada um deles terá dois pares para transmissão (TX) e dois pares para recepção (RX).


Para quem estiver a começar a construir uma LAN, é recomendado a utilização do CAt-6, uma vez que suporta velocidades superiores e está menos afecto a problemas de interferências.

Exit mobile version