Quando tiramos uma fotografia, o sensor da nossa máquina capta a informação vista pela lente, dependendo das capacidades da máquina e da forma como está configurada essa informação pode ter vários destinos, ou é salva em bruto sem qualquer processamento num ficheiro RAW ou é processada, convertida e comprimida para outro formato dando como exemplo o conhecido JPG.
Vamos saber mais sobre o RAW.
Formato RAW
O formato RAW é conhecido como o negativo digital, ou seja, contém toda a informação captada pelo sensor da nossa máquina pixel a pixel sem qualquer tipo de processamento ou compressão, não podendo por isso ser utilizado como imagem.
Cada marca tem o seu próprio formato e extensão para o seu ficheiro RAW, como por exemplo a Nikon que utiliza a extensão *.nef e a Canon *.crw.
Por consequência, conhecem melhor que ninguém as suas características, por isso, aconselho vivamente a utilizarem o software da marca para fazerem os ajustes básicos ( Balanço de Brancos, Tons, etc.) e depois processarem a imagem para um ficheiro sem compressão ( *.tiff, por exemplo) de forma a tirarem mais partido da imagem e aprofundarem mais a edição no nosso software favorito.
Captura em RAW:
Captura em JPG:
RAW vs JPG
Não se pode concluir que um seja melhor que o outro, cada um deles oferece vantagens e desvantagens em determinadas situações.
Apesar do formato RAW dar a possibilidade de tirarem mais partido da fotografia, o tempo que se perde na pós-produção e o facto de estes ficheiros não serem comprimidos e ocuparem muito espaço no nosso cartão de memória pode não ser a melhor solução para fotos informais e com menos importância.
Agora se o objectivo é a máxima qualidade, fotos artísticas, trabalhos, sem dúvidas que o formato RAW é o mais indicado, já que o fotografo tem todo o controlo da imagem.
Vantagens do RAW
- Captura de toda informação sem perder qualquer tipo de detalhe;
- Total controlo da imagem na pós-produção.
Desvantagens do RAW
- Tamanho dos ficheiros;
- Não pode ser utilizado como imagem sem recorrer a um software de processamento;
- Necessita de mais tempo na pós -produção.
Como fotografar em RAW?
Como podem imaginar é complicado estar a explicar como configurar cada máquina, de cada marca, para fotografar em RAW, mas normalmente está na parte onde escolhemos a qualidade e a resolução das fotografias. Mas atenção que nem todas as máquinas fotográficas suportam RAW normalmente são as reflex e algumas bridges, são raras as compactas que fotografam em RAW, mas deixo aqui uma lista com algumas das máquinas com essa opção –
Extensões utilizadas nos ficheiros RAW
- Sony – *.arw *.srf *.sr2
- Casio – *.bay
- Canon – *.crw *.cr2
- Kodak – *.dcs *.dcr *.drf *.k25 *.kdc *.tif
- Adobe – *.dng
- Epson – *.erf
- Minolta – *.mrw
- Nikon – *.nef *.nrw
- Olympus – *.orf
- Pentax – *.ptx *.pef
- Fuj – *.raf
- Panasonic – *.raw *.rw2
- Leica – *.raw *.rwl *.dng
- Sigma – *.x3
Podemos então concluir que apesar de as imagens finais ficarem com melhor qualidade usando o formato RAW (não sendo por vezes detectada por olhos menos treinados), pode nem sempre ser a melhor solução. A resposta está em estudar o melhor caminho a percorrer para chegar ao nosso objectivo com a maior facilidade.