Pplware

Quer acelerar o acesso à Internet no seu Firefox? Vamos a isso!

O Firefox é um dos browsers mais usados na Internet e que, lentamente, tem conseguido recuperar os utilizadores que foi perdendo nos últimos anos.

Grande parte da culpa deste decréscimo veio de versões que eram pouco eficientes e que consumiam muitos mais recursos que a concorrência. Mas o Firefox está melhor e mais comedido nos consumos de recursos.

Há ainda pequenos truques que podemos usar para o melhorar e hoje vamos mostrar como se consegue acelerar o carregamento de páginas da Internet no Firefox.

Todos os truques que se podem usar para melhorar a performance dos browsers são bem vindos. Com estas pequenas alterações conseguem-se optimizações que levam a uma melhoria geral dos próprios browsers e a uma muito melhor utilização e navegação na Internet.

A dica de hoje consegue acelerar de forma significativa a performance do Firefox no carregamento de páginas, sem que isso acarrete um aumento do consumo de recursos.

O que vai ser feito é aumentar o número de ligações que o Firefox vai fazer aos servidores remotos onde os conteúdos estão alojados e assim aumentar a velocidade de resposta e a rapidez com que as páginas são carregadas.

Como acelerar o Firefox?

Para começar devem ter acesso à zona de configurações do Firefox, mas a que dá acesso directo às flags e às definições finas. Para isso devem colocar na barra de endereço o texto abaixo.

about:config

De imediato é apresentada a bem conhecida mensagem do Firefox que indica aos utilizadores que devem ter cuidado ao alterar estas definições, sob pena de alterarem de forma definitiva o comportamento do browser.

A opção que procuram e que querem alterar está bem definida e deve ser colocada na zona de pesquisa das preferências. Coloquem então o texto que apresentamos abaixo.

network.http.pipelining

Uma vez encontrada a preferência que queremos só precisamos de clicar duas vezes nela para que o valor passe de False para True.

De imediato o Firefox passará a usar várias ligações sempre que se ligar a um site para pedir os conteúdos que o utilizador quer visualizar. Essas múltiplas ligações conseguem assim acelerar a informação recebida.

E se eu tiver de usar um Proxy?

Um dos problemas que o pipelining tem é que não funciona bem de forma directa atrás de um proxy. Requer uma configuração específica e que o Firefox está preparado para tratar.

Só precisam de colocar, na mesma janela de configuração que tínhamos antes aberta, o texto abaixo na caixa de pesquisa.

network.http.proxy.pipelining

Mais uma vez só precisam de dar um duplo clique nessa entrada para que ela passe de False para True e a opção fica activa.

Mais uma vez, e após este passo, o Firefox fica pronto a usar o pipelining e a ser mais rápido na apresentação de conteúdos e de páginas web.

O que é o Pipelining?

O pipelining é uma técnica implementada na versão 1.1 do HTTP e que permite que sejam enviados vários pedidos sem que seja recebida qualquer resposta do servidor remoto.

Esta técnica permite que sejam realizadas mais ligações entre o cliente e o servidor, garantindo uma velocidade de resposta mais alta em redes com valores de latência elevada.

Em vez de estar a enviar apenas novos pedidos quando recebe uma resposta, e tendo de depois esperar novamente, passam a ser feitos vários pedidos em simultâneo e assim obtêm-se melhorias nas velocidades.

Exit mobile version