Cada vez mais os sistemas operativos vêm preparados para dar ao utilizador as ferramentas necessárias para estes poderem diagnosticar e resolver os seus problemas.
O Windows 10 não é diferente e algumas das melhorias que chegaram vieram nesta área. Uma nova ferramenta está disponível para ajudar os utilizadores a detectarem problemas nas ligações wifi.
Nem sempre é simples diagnosticar problemas com as redes wifi. O problema está em saber se e quando a ligação foi feita, qual foi o comportamento do sistema operativo e se existiram alguns erros.
Para obter toda esta informação, a Microsoft colocou no Windows 10 uma forma rápida de criar relatórios que contêm toda essa informação, em detalhe e com apoios gráficos.
Para o criar basta ter acesso a uma janela de DOS e correr um simples comando com o bem conhecido netsh, que já antes usámos para outros fins, como criar um Access Point Wifi, remover uma rede Wireless ou exportar configurações de Wireless. Vejam como o podem fazer.
Criar um relatório Wifi detalhado
Para podermos usar o netsh é necessário ter acesso a uma janela de DOS com permissões de administrador. Para isso abram o Menu Iniciar e escrevam cmd. No resultado apresentado devem clicar com o botão direito do rato e escolher a opção Executar como administrador.
Na janela que for aberta devem correr um simples comando netsh, acompanhado de alguns parâmetros bem definidos. Esse comando pode ser visto abaixo.
netsh WLAN show WLANreport
Copiem esse comando e colem-no na janela do DOS e termine com um Enter. A sua execução será rápida e o resultado é apenas um caminho para um ficheiro dentro do Windows 10.
Copiem então esse resultado para um browser e acedam ao relatório que foi produzido, vendo todo o detalhe que a ferramenta vos fornece.
C:/ProgramData/Microsoft/Windows/WlanReport/wlan-report-latest.html
Vão poder ver no início todas as interacções que a vossa placa de rede sem fios teve nas últimas horas, com todo o detalhe e com toda a informação que necessitam.
Para além desse gráfico, este relatório fornece ainda muito mais informação sobre a vossa placa e em particular sobre as redes a que se ligaram e a forma como estas ligações aconteceram. É informação que merece ser explorada e que contem tudo o que o utilizador precisa saber.
Não é a forma mais polida de obter esta informação, mas o seu resultado é útil e repleto de informação interessante no momento de resolver problemas com as redes sem fios.
Criem este relatório e explorem a informação que vos é apresentada. Quem sabe não encontram formas de melhorar a vossa ligação wifi.