O Safari é o browser de eleição para os utilizadores do OSX e do iOS. Cada vez mais perto do que a concorrência oferece, este é um browser que tem amadurecido de forma quase perfeita.
Mas tal como qualquer outro browser, o Safari também tem por vezes problemas, nomeadamente ao nível da sincronização. Veja como consegue contornar este problema de forma muito simples.
O Safari tem recebido funcionalidades que o aproximam cada vez mais dos restantes browsers que estão no mercado e do que podemos encontrar nestes.
Uma funcionalidade que chegou recentemente é extremamente útil para quem está integrado de forma completa no ecossistema Apple, garantindo que toda a informação do browser é transmitido para todos os dispositivos onde o Apple ID do utilizador está presente.
Em situações pontuais esta sincronização não se realiza, deixando os utilizadores sem poder aceder aos separadores, históricos e favoritos que têm abertos nos restantes dispositivos. Felizmente a Apple tem uma solução rápida para repetir esse problema.
Activar o menu de Debug no Safari
O primeiro passo para resolver este problema passa pelo activar das opções de debug no Safari. Para isso devem fechar todas as janelas do Safari.
Depois abram uma janela do Terminal e coloquem lá o comado que apresentamos abaixo.
defaults write com.apple.Safari IncludeInternalDebugMenu 1
O comando após ser executado não apresentará qualquer resultado, devendo ser terminado em poucos segundos.
Para mais tarde reverter o comando, desabilitando o menu de debug do Safari, devem apenas alterar o valor final do comando, que de 1 passa a 0.
Forçar a sincronização manual no Safari
Agora que o menu de debug do Safari está activo, é hora de ser usado. Lancem o Safari e verifiquem que na barra de menu está disponível uma nova opção, de nome Debug.
Abram este menu e escolham a última opção disponível, Sync iCloud History.
Em poucos minutos este processo deverá estar terminado e os dados vão estar sincronizados entre os diferentes dispositivos onde a conta Apple estiver configurada.
Lembrem-se que todos os dados que tiverem sido apagados não vão ser sincronizados e que vão ser eliminados de todos os dispositivos onde o Apple ID estiver configurado. Este processo pode ser uma forma simples de forçarem essa sincronização.