Com as redes sociais, o conceito de privacidade foi completamente alterado. As nossas vidas estão na Internet e somos nós que a partilhamos. Mas há mais informação que partilhamos, essa sim, de forma involuntária. As nossas pesquisas, localizações, interesses, entre muitas outras informações, mais ou menos, sensíveis estão a ser armazenadas e, mais cedo ou mais tarde, “alguém” as vai utilizar.
Há forma de andar pela Internet preservando a privacidade? Há. Estes serviços podem dar uma ajuda.
Tor
Tor é talvez dos serviços mais conhecidos neste mundo da privacidade online. Na prática, trata-se de um browser que permite aos utilizadores navegarem na Internet de forma anónima.
Assim, ao utilizar o Tor como navegador, o tráfego é encaminhado por milhares de servidores que fazem parte da rede Tor. É verdade que a rede Tor pode não ser totalmente segura mas, comparativamente à “rede tradiconal” de fluxo de comunicações, garante uma melhor privacidade dos utilizadores.
HaveIBeenPwned
Este site vai permite-lhe descobrir se alguma informação da sua conta de e-mail foi divulgada. Basta pesquisar no site pelo seu endereço de e-mail para perceber se os seus dados aparecem. Em caso afirmativo terá então a informação necessária para que possa tomar as medidas para proteger ainda mais as suas contas.
DuckDuckGo
A principal característica do DuckDuckGo é o facto deste motor de pesquisa não reter os dados dos seus utilizadores. Portanto, não irá monitorizar nem vigiar a sua atividade, manipulando depois os resultados que são apresentados.
JustDelete.me
Quer apagar as suas contas e informação de algum serviço? Facebook, Feedly, eBay, Booking, Gmail… entre tantos e tantos outros sites onde já criou alguma vez uma conta. Através deste serviço pode aceder diretamente ao local onde cada um dos serviços permite cancelar as contas e ainda revela o grau de dificuldade que cada um deles implementa neste processo que deveria ser intuitivo.