Pplware

Play Store do Android, como desligar uma funcionalidade chata

As lojas de aplicações dos smartphones, e dos restantes sistemas operativos, vieram revolucionar a fora como nos interligamos com estes e com o resto do seu ecossistema.

Para além de nos permitirem ter acesso a um mundo infindável de aplicações, dão-nos a conhecer novidades e a avaliação de outros utilizadores sobre as mesmas.

Mas não são perfeitas e têm necessidade de serem configuradas para estar de acordo com o que o utilizador pretende. Vamos hoje resolver um “problema chato” na Play Store da Google.

O problema que vamos ensinar a resolver é muito simples, mas dá trabalho adicional ao utilizador sempre que é instalada uma nova aplicação.

Muitos até podem ter dado com ele, mas nunca pensaram que seria possível de resolver de forma tão simples.

Estamos a falar do mau hábito que a Play Store tem de adicionar novos ícones às áreas de trabalho sempre que uma nova aplicação.

A ideia até pode ser bem conseguida em certos cenários, mas a verdade é que ao fim de algum tempo começamos a ficar sem espaço nessas áreas de trabalho e nem todas as aplicações são interessantes para figurar nesse espaço de acesso rápido.

Mas e então como desactivar a colocação de novos ícones ao ecrã principal? É simples e começa por levar o utilizador a abrir a Play Store.

Depois de a ter aberta precisa apenas de aceder ao menu do utilizador, usando para isso o botão que está do lado esquerdo.

Aí vão encontrar várias opções, associadas à vossa conta Google. A que procuram é a opção Definições.

Uma vez dentro das definições apenas precisam de procurar a opção Adicionar ícone ao ecrã principal. Essa opção deve estar activa e apenas necessitam de retirar a opção da caixa associada.

De imediato vai deixar de ser colocado um ícone para cada uma das aplicações novas que instalarem via Play Store. Caso pretendam ter ali ícones vão ter de os adicionar à mão, mas este processo é simples e muito intuitivo.

Eis uma dica muito simples para conseguirem acabar com uma situação que se pode tornar chata por terem de estar sempre a remover aplicações do ecrã de trabalho, sempre que instalarem uma nova aplicação.

A ideia da Google ao ter esta opção activa é interessante, mas podia ter a opção inactiva ou questionar o utilizador se pretendia que o ícone fosse criado.

Mas agora já vai deixar de ser um problema e apenas os ícones que querem no ecrã principal vão ser colocados, de forma manual.

Exit mobile version