O Finder do macOS é uma das ferramentas mais poderosas do sistema operativo da Apple. É a central de todo o sistema e tem uma funcionalidade de pesquisa que contém mais funcionalidades do que inicialmente possa parecer.
Conheça algumas dessas capacidades da Pesquisa do Finder e retire ainda mais partido desta excelente ferramenta!
A Pesquisa está disponível, por pré-definição, na barra de ferramentas do Finder. Os utilizadores naturalmente usam-na para encontrar ficheiros, mas esta tem muito mais capacidades do que aparentemente demonstra.
No Finder, no menu Ficheiro, ao selecionar a opção Procurar irá abrir a Pesquisa avançada ou então pode optar apenas por pressionar Command-F.
Ao pesquisar por uma palavra-chave do ficheiro que procura, ele irá apresentar todos os resultados que correspondam às palavras-chave. As palavras são pesquisadas não só no nome dos ficheiros, mas no próprio conteúdo dos ficheiros, incluindo metadados! Deste modo a pesquisa tem um grande nível de profundidade.
Para além disso, a pesquisa pode ser feita por “tipo” e o nível de especificidade é incrível, com dezenas de parâmetros de procura. Por exemplo, pode pesquisar por fotografias com uma velocidade ISO de 500 e o Finder apresentar-lhe-á todas as fotografias com essa ISO.
Em pesquisas avançadas, caso pretenda encontrar vários tipos de ficheiros diferentes, pode fazer uma pesquisa complementar… Tal é possível! Para isto, basta clicar na tecla Opção. O ícone de + que aparecia na janela passa a … e é aí que deve clicar.
Ao realizar o passo anterior irá constatar que se abriu um novo menu e agora pode fazer as restantes partes da pesquisa que pretender!
Com estas dicas, decerto irá encontrar todo e qualquer ficheiro que esteja “perdido” no disco do seu Mac. Que truques mais desconhecidos usa no seu macOS? Partilhe nos comentários!