Pplware

O iOS 7 está a chegar, é hora de preparar o seu dispositivo!

Alguns passos que deve seguir para uma actualização livre de problemas

A chegada do novo sistema operativo móvel da Apple está por horas. Deverá ser por volta das 18 horas que esta actualização deverá ficar disponível para todos.

São várias as novidades que o iOS7 traz para os utilizadores, bem como um conjunto elevado de melhorias que todos vão poder usufruir.

Mas e o seu equipamento está preparado para receber o iOS7? Provavelmente sim, mas convêm preparem-se com pequenas acções para que esta actualização decorra sem problemas.

Por norma estas actualizações decorrem sem problemas e a Apple dedica bastante tempo a dar aos utilizadores a melhor experiência de utilização, mesmo nestes processos.

Mas a experiência dita que devemos estar preparados para a eventualidade de haver problemas e que, em caso de necessidade, possamos contornar os problemas e não perder qualquer dado ou configuração.

Os passos que vamos apresentar são simples de executar e a maioria pode até nem ser necessária, mas é preferível estar preparado e com a capacidade de reagir aos problemas.

Vamos então ver cada um dos passos que devem executar para prepararem a actualização para o iOS7.

Verifique a compatibilidade do seu equipamento

Como seria de esperar a Apple não disponibiliza a versão 7 do iOS para todos os seus equipamentos. Os mais antigos, e que já nem estão a ser comercializados ficaram de fora.

Apesar destas limitações, a maioria dos equipamentos, não apenas os mais recentes, estão abrangidos e podem receber o iOS7.

Vejam a lista dos equipamentos suportados abaixo e vejam se o vosso se enquadra nessa lista.

Caso o vosso equipamento seja mais antigo, pode ser preferível aguardar alguns dias e verificar a existência de problemas.

Não é uma situação rara o surgimento de lentidão após as actualizações. Depressa a Internet será inundada de queixas, caso elas comecem a surgir.

Equipamentos com versões beta do iOS 7

Todos os que embarcaram na aventura de testar as versões beta do iOS7 devem realizar alguns passos antes de avançar com a actualização.

Essas versões beta têm um prazo de validade e devem ser actualizadas antes de poderem receber o novo iOS7.

O aconselhado nestes casos, e caso ainda não tenham feito a actualização para a Golden Master, é que o façam. Se preferirem podem realizar o downgrade para a versão 6 e depois realizar a actualização.

Faça uma limpeza geral ao dispositivo

Este é de todos os passos apresentados o que é menos “obrigatório”. No entanto é aquele que pode representar uma melhoria de performance no vosso iDevice.

A limpeza de ficheiros temporários e de cache pode representar uma melhoria geral na velocidade e também um aumento do espaço disponível no vosso equipamento.

Para verem o espaço ocupado por este tipo de ficheiros necessitam apenas de aceder ao iTunes e, no dispositivo, podem consultar a ocupação de espaço.

O que devem procurar é o “Other”. É este espaço que vão reduzir ao eliminar as caches do browser e de outras aplicações. Se preferirem, e tiverem o conhecimento para isso, podem usar aplicações específicas para eliminar os ficheiros temporários.

Se quiserem vão um pouco mais longe e eliminem aplicações e ficheiros que tenham no vosso dispositivo e que não usem!

Actualize as suas aplicações

Este é outro passo que pode ser dispensado, mas se o realizarem conseguem ganhar tempo e começar a usar o iOS7 em toda a sua plenitude mais cedo.

Não vão poder usar as vossas aplicações e ver como estas se comportam com o iOS7 quando estas estiverem a ser actualizadas.

No início do dia de hoje surgiram já várias actualizações, todas elas a preparar a chegada do iOS7. Vão actualizando-as para poderem logo começar a usá-lo.

Mas para além de as actualizarem no equipamento é importante que o façam também no iTunes. Se necessitarem de fazer uma recuperação estas vão estar já prontas a ser copiadas para o dispositivo, evitando mais uma vez terem de esperar que sejam descarregadas da Internet.

Se por algum acaso estiverem a usar um iTunes que não seja o que normalmente é usado para as sincronizações, aproveitem e transfiram as aplicações para aí.

Mas uma vez fica mais simples um eventual processo de restauro.

Por fim não se esqueçam de actualizar o iTunes. A versão 7 do iOS necessita da versão 11.1, que deverá ser disponibilizada durante o dia de hoje.

Faça backup para o iTunes e iCloud

Este é o passo mais importante e aquele que todos devem realizar, mesmo que se sintam confiantes no processo e na própria Apple.

O backup será a vossa tábua de salvamento se o processo correr mal. É esta a forma de recuperar os vossos dados e de colocar o vosso dispositivo como estava antes do início da actualização

A versão 6 do iOS trouxe a possibilidade de fazerem backup dos vossos dados para o iCloud, mas tudo fica mais simples se o fizerem também localmente.

O que propomos, mesmo que vos pareça desnecessário e trabalho duplicado, é que realizem uma cópia dos vossos dados para o iCloud e também para o vosso disco, com o recurso ao iTunes.

O primeiro poderá ser usado para colocarem o dispositivo utilizável, com todos os dados, e o segundo para terem as vossas aplicações repostas e também funcionais.

Liguem então o vosso dispositivo ao Computador, lancem o iTunes e escolham-no. No separador Summary vão poder aceder às opções necessárias para para iniciar o backup e alternar entre o seu destino.

Se puderem não se limitem a fazer backup do dispositivo. Façam também cópias dos restantes ficheiros (músicas, vídeos e outros). É mais uma salvaguarda em caso de problemas.

Instale o iOS 7

Este é o passo mais desejado e aquele que menos controlam. Segundo informação da Apple o iOS7 deverá estar disponível no nosso fuso horário às 18. A partir dessa hora vão poder começar a procurar pela actualização.

Podem fazê-lo directamente no dispositivo ou pelo iTunes. Acedam no vosso dispositivo a Definições -> Geral -> Actualização de Software e vejam o que a Apple tem para vos oferecer. Se preferirem fazê-lo pelo iTunes, só precisam de ligar o dispositivo ao Computador e escolher a opção de verificação de actualizações.

Lembrem-se que os servidores da Apple vão estar inundados de pedidos de actualizações e por essa razão é muito provável que existam problemas pontuais nos primeiros momentos.

Caso esta situação vos esteja a acontecer, o ideal é que aguardem por uma hora mais morta e que tentem nessa altura. A espera vai com certeza valer a pena.

Em caso de problemas só precisam de usar os backups que fizeram e restaurar o vosso dispositivo para o momento imediatamente anterior ao terem iniciado o processo de actualização.

Depois de o terem instalado só vos resta explorá-lo a fundo e conhecer as novidades que fomos apresentando. Se quiserem podem usar este artigo como guia para acederem às novidades e verem o que a Apple preparou para os utilizadores dos seus dispositivos móveis.


Homepage: iOS 7

Exit mobile version