Os mapas da Google são uma ferramenta fantástica e que todo nos habituámos a usar. Permite-nos descobrirmos o mundo e que conheçamos lugares que não estão ao nosso alcance.
Mas mesmo sendo um serviço Web, requer que as máquinas que lhe acedem tenham recursos disponíveis, até porque as tecnologias que usa são exigentes.
É este o preço a pagar por termos tão grande detalhe e informações na forma gráfica. Felizmente a Google disponibiliza um modo Lite para podermos usar o Maps sem notarmos quebras de performance.
O modo Lite chegou com a nova versão do Google Maps e pretende ser uma forma mais leve e com menor consumo de recursos, destinada a todos os que têm máquinas menos potentes ou com menos recursos disponíveis.
Existem várias formas de o modo Lite ser activado, sendo a mais simples de todas o acesso directo pelo endereço do Google Maps Lite.
Ao acederem ao Google Maps por esse link ficam de imediato nesse modo, garantindo que usam o modo Lite em toda essa navegação.
A diferença entre o modo Lite e o modo normal é que a apresentação da vista 3D do Earth e outros tipos de imagens em 3D não funcionam.
Para garantirem que estão a usar o Google Maps no modo Lite é a apresentação no canto inferior direito do mapa de uma indicação desse modo activo.
É ainda possível que seja mostrada uma mensagem no topo do browser a indicar que o modo Lite está activo, quando tentarem usar um recurso do mapa que apenas esteja disponível no modo normal.
Este pequeno truque, que a Google trouxe na nova versão do seu serviço de mapas pretende garantir que todos os utilizadores têm a mesma experiência de utilização.
Este será activado sempre que a Google detectar que o sistema usado está desactualizado ou está a usar versões ultrapassadas do browser.
Segundo a Google, para executar no modo Lite, é necessário o Safari 6+, IE 10 ou IE 11. Podem funcionar outras combinações, mas não são oficialmente suportadas. O modo Lite também funciona com Windows XP ou Mac OS X anterior à versão 10.8.3.
Usem este pequeno truque sempre que notarem que a utilização do Google Maps na vossa máquina está com problemas ou uma lentidão anormal.
Garante que usam o serviço, mas sem um consumo exagerado de recursos. A forma de o conseguir é reduzindo as funcionalidades 3D.
Se quiserem voltar ao modo normal (automático) ou forçar o modo 3D só têm de aceder aos respectivos links: Modo Normal, Modo 3D