Pplware

O derradeiro manual do TMN a1

Desbloqueie o acesso “root”, remova aplicações inúteis e instale ROMs v2.2 (Froyo)!

Faz quase um ano que foi lançado, pela TMN, um smartphone Android que se tornou bastante popular devido essencialmente ao seu preço bastante acessível mas também porque foi dos primeiros (ou mesmo o primeiro) a ter características interessantes na gama low-end como tamanho de ecrã generoso e toque capacitivo.

O Huawei U8230, mais conhecido por TMN a1, ganhou uma nova actualização cerca de 3 meses após o seu lançamento, o Android v2.1 (ecláir). Esta actualização foi também responsável pelo seu sucesso e expansão, incentivando assim a sua aquisição (eu fui um deles).

No entanto, os utilizadores rapidamente começaram a ver o desempenho do sistema a denegrir-se caso se instalassem muitas aplicações. É aqui que entra este manual!

Sejamos francos, passou quase um ano desde o seu lançamento… mas nunca é tarde para divulgar este tipo de guias! Será certamente útil a bastantes leitores.

Acredito que muitos utilizadores tenham “posto mãos à obra” e tenham, como eu, procurado soluções para actualizar e melhorar o desempenho deste modesto smartphone. Haverá também quem ainda não o tenha feito e aguarde por um método simples e eficaz para o fazer.

Graças a várias operadoras europeias terem também adoptado este smartphone e outro modelo internamente idêntico (Huawei U8220), nasceu uma comunidade que trabalhou e desenvolveu várias ROMs de modo a optimizar o seu desempenho.

Notas iniciais
Desbloquear o acesso “root” com o Z4root

O Z4root, já falado neste artigo, é capaz de desbloquear facilmente o acesso “root” no TMN a1, acrescentando ainda a hipótese de desbloqueio temporário (até reinício do sistema) ou permanente.

Para o fazer basta instalar a aplicação Z4root, abri-la e escolher a opção pretendida. Para instalar uma ROM modificada não é necessário acesso “root” permanente.


Download: Z4root v1.30 [955 KB]

Desbloquear o acesso “root” com o Fastboot

O Fastboot é a ferramenta vulgarmente usada para flashar imagens de boot modificadas com permissão de acesso “root”. Não vejo nenhuma vantagem no uso desta ferramenta perante o Z4root, é até mais complicada de usar. No entanto, fica aqui o método:

  1. Descarregar o ficheiro disponível abaixo, boot_huawei_u8230.zip, e descompactá-lo;
  2. Desligar o TMN a1 e ligá-lo com a seguinte combinação de teclas: DESLIGAR CHAMADA + VOLUME DOWN + POWER. As teclas não devem ser largadas enquanto não aparecer o ecrã azul do Fastboot;
  3. Ligar o cabo USB e esperar que o Windows Update instale o driver (não testei em sistemas unix);
  4. Correr o ficheiro batch install-boot_huawei_u8230.bat (ou os shell script disponíveis para linux e mac). Se for executado via linha de comandos e se a operação tiver sucesso, poderá ser lida a seguinte mensagem

    sending 'boot' (2514 KB)... OKAY writing 'boot'... OKAY

  5. Para prosseguir deve ser retirado o cabo USB, retirar a bateria, aguardar 3 segundos, voltar a colocar a bateria e ligar o smartphone;
  6. Ao iniciar aparecerá um ecrã diferente, agora com as palavras “Red Bull Mobile”;
  7. Feito.

Para verificar se na prática o acesso “root” está mesmo desbloqueado, pode instalar o Android Terminal Emulator, abrir o Terminal Emulator, escrever “su” e premir enter. A aplicação Superuser será lançada e o utilizador deverá autorizar o acesso “root” para essa aplicação.


Download: boot_huawei_u8230 [2.78 MB]
Download: Android Terminal Emulator

Fazer backup e restauro do sistema

O backup deve ser feito antes de fazer alguma alteração que comprometa a integridade do sistema. Pode ser útil também para experimentar várias ROMs e, caso não esteja satisfeito, restaurar tudo como tinha. O backup feito com recurso à recovery é um backup total do sistema.

Serão necessários pelo menos 400 MB de espaço livre no cartão SD.

  1. Instalar a aplicação ROM Manager. Caso use o Z4root com “root” temporário, deve activar o acesso “root” antes de abrir o ROM Manager;
  2. Abrir o ROM Manager. Escolher “Flash ClockworkMod Recovery” e depois “Huawei Pulse”;
  3. Aguardar o download e, assim que esteja concluído, deverão ser dadas permissões “root” à aplicação para que a recovery seja instalada. Após isso, aparecerá a mensagem “Successfully flashed ClockworkMod recovery!”. Premir OK;
  4. Escolher a opção “Backup Current ROM”, mais abaixo, e  ajustar o nome caso necessário;
  5. Após confirmar, será pedida novamente permissão para acesso “root” e o smartphone reiniciará e fará o backup automaticamente na recovery. Após concluído, o sistema será reiniciado normalmente. O backup encontra-se na pasta /sdcard/clockworkmod/backup/;
  6. Feito.

Sempre que depois queira restaurar um backup previamente feito, basta:

  1. Abrir o ROM Manager;
  2. Escolher a opção “Manage and Restore Backups”;
  3. Escolher o backup pretendido e depois “Restore”;
  4. O sistema será iniciado na recovery, restaurará toda a informação e reiniciará normalmente.


Download: ROM Manager

Remover aplicações inúteis na versão oficial da TMN

Embora se possa pensar que o desempenho do TMN a1 aumentará consideravelmente após remover as aplicações da TMN, tal não é verdade. Apenas libertará algum espaço e o sistema ficará com “menos lixo”. Os pontos 4, 5 e 6 abaixo são opcionais e destinam-se apenas a facilitar a introdução de texto no Terminal. Para tal, o smartphone deve estar ligado à mesma rede que o PC.

  1. Fazer o download das aplicações ASTRO File Manager e WiFi Keyboard (para facilitar a introdução de dados);
  2. Abrir o ASTRO File Manager e navegar até à pasta /system/app (deve ser premido o botão “Up” para andar um nível para cima pois inicialmente a localização é /sdcard);
  3. Apontar os nomes das aplicações que pretende remover. Todas as aplicações aí têm extensão .apk;
  4. Ir a Definições > Idioma e teclado e activar o teclado “WiFiKeyboard”;
  5. Ir a um local onde se possa introduzir texto, fazer um clique longo, escolher “Método de entrada” e seleccionar “WiFiKeyboard”;
  6. Expandir a barra de notificações do Android e verificar qual o endereço IP. Introduzir esse endereço no browser do PC;
  7. Abrir o Terminal Emulator e introduzir o texto a partir do browser do PC. Caso use o Z4root com “root” temporário, deve activar o acesso “root” antes de abrir o Terminal Emulator;
  8. Escrever su e premir ENTER. Caso seja notificado, dê permissões de acesso “root” à aplicação Terminal Emulator;
  9. Escrever mount -o remount rw /system para haver permissões de escrita na pasta do sistema;
  10. Escrever rm -r /system/app/nome.apk e premir ENTER. A respectiva aplicação é imediatamente removida. A palavra nome deve ser substituída pelo nome da aplicação escolhida, apontado previamente com recurso à aplicação ASTRO File Manager;
  11. Repetir o passo 9 para todas as aplicações que se pretendam remover;
  12. Feito

A remoção deve ser feita com cautela pois, caso seja removido algum pacote essencial ao funcionamento do sistema, este poderá até nem iniciar mais, sendo necessária a sua reinstalação.


Download: ASTRO File Manager
Download: WiFi Keyboard

 

Instalação de ROMs modificadas na próxima página!


« página anterior      pág. 1      página seguinte »

 

Instalar ROMs modificadas

A quantidade de ROMs disponíveis não é muito vasta. Infelizmente os developers migraram para outros modelos e não chegou sequer a ser lançada uma versão 2.3 (gingerbread) usável, para já.

Vou referir aqui apenas as melhores ROMs que já usei, uma delas baseada na versão 2.1 (ecláir) e outra baseada na versão 2.2 (froyo), nomeadamente na CyanogenMod 6.

Note-se que não é possível fazer uma actualização à ROM oficial da TMN de modo a guardar tudo o que já tem, ou seja, para usar uma destas ROMs modificadas será necessário perder todas as configurações, bookmarks, widgets, SMS, MMS, dicionário, etc. Recomendo, caso assim o entenda, o AppBrain App Market para fazer backup das aplicações instaladas ou, alternativamente, as aplicações Titanium Backup ou MyBackup para fazer backup do conjunto de informação que mencionei anteriormente.

Particionamento do cartão SD

Infelizmente, dada a baixa quantidade de memória interna disponível no TMN a1, é necessário recorrer ao espaço do cartão SD pois, aqui, este torna-se num “bem essencial” como expansão de memória útil ao sistema.

É recomendado um cartão rápido, no mínimo de “class 6”. A “class” é normalmente determinada pelo valor mais baixo entre a leitura e escrita no cartão. Eu uso um cartão Sandisk 8GB Class 4 com velocidades de escrita de 5MB/s e leitura de 14MB/s e estou bastante satisfeito com o seu desempenho. A velocidade do cartão pode ser testada com recurso à aplicação SD Card Speed Tester.

Para tirar maior partido do cartão, será necessário particioná-lo com 3 partições: uma partição EXT3 (para as aplicações), outra Swap e outra FAT32. Para isso basta recorrer ao ROM Manager:

  1. Toda a informação do cartão vai ser eliminada!! Guarde o que achar necessário;
  2. Abrir o ROM Manager e escolher a opção “Partition SD Card”;
  3. Escolher o tamanho para a partição EXT3 na qual serão armazenadas as aplicações. Esta escolha dependerá, obviamente, do espaço total do cartão. O tamanho de 512MB será mais que suficiente, no entanto, se desejar um valor superior, deverá usar o PC para o particionar (Paragon Partition Magic no Windows ou GParted no  Ubuntu). No meu caso particionei com 1GB.
  4. Escolher o tamanho para a partição Swap. O tamanho de 64MB será um bom valor, recomendado na maioria dos casos;
  5. Confirmar a vontade de particionar e dar permissão “root” para o ROM Manager efectuar a alteração. O smartphone reiniciará na recovery e após concluir as alterações iniciará normalmente o sistema;
  6. Feito.

Após este particionamento não será mais necessário apagar qualquer informação do cartão.


Download: SD Card Speed Tester v1.2 [21.8 KB]

Método de instalação

Os updates são todos instalados a partir do ficheiro .zip correspondente. Para os instalar o procedimento é:

  1. Fazer o download de todos os ficheiros .zip necessários à instalação e copiá-los para uma pasta no cartão SD;
  2. Iniciar o smartphone na recovery. Para tal basta abrir o ROM Manager e escolher a opção “Reboot into Recovery” ou, alternativamente, ligar o smartphone com a combinação de teclas MENU + DESLIGAR CHAMADA + POWER;
  3. Fazer o restauro de fábrica. Para isso basta seleccionar a opção “wipe data/factory reset”, recorrendo à trackball, e confirmar escolhendo a opção “Yes …”;
  4. Para instalar um update contido num ficheiro .zip basta usar a opção “install zip from sdcard” seguida de “choose zip from sdcard”. Depois é apenas necessário navegar pelas pastas do cartão e instalar o ficheiro pretendido;
  5. Feito.

FLB-Mod 1 v1.7

Existem bastantes versões desta ROM. Houve quem ficasse estagnado na versão 1.5, outros foram sempre acompanhando o seu desenvolvimento, até à versão 1.7.

Confesso que migrei há muito para a ROM CyanogenMod 6 e não estou já bem recordado das características desta ROM FLB-Mod 1. No entanto, deixo aqui referência à thread correspondente no fórum modaco onde estão todos os changelogs e versões disponíveis: [ROM] FLB-Mod 1 (Based on Android 2.1)

Material necessário:

Extras:

Antes de instalar é necessário fazer o restauro de fábrica na recovery. Deve instalar apenas uma das ROMs (normal ou com overclock) e de seguida instalar as correcções. O dicionário Touchpal PT-PT é um package e deve ser instalado como um programa normal.

O CPU do TMN a1 funciona a 528MHz mas a todos os modelos aguentam frequências até pelo menos 691MHz, sem grandes problemas. Se pretender experimentar instale a versão FLB-Mod v1.7 oc, sem medos. Existe, ainda assim, a possibilidade de alguma instabilidade ou reboots espontâneos.

Para escolher a frequência máxima (e mínima) “a gosto”, de modo a tornar o sistema mais estável e económico, pode usar a aplicação SetCPU (€1.42), onde pode ser adquirida gratuitamente nesta thread do xda-developers, após registo no fórum.

CyanogenMod 6 port v0.40 – ROM cm6 AIO v5

É a ROM que uso actualmente e estou muito satisfeito. É baseada no Android 2.2 (froyo) e é bastante estável, rápida e cheia de funcionalidades interessantes inerentes ao projecto CyanogenMod.

Actualmente, o desenvolvimento desta ROM está parado. A thread correspondente no modaco é esta: ROM cm6 AIO v7 (based on beta 0.40). Existe outra thread destinada a fazer correcções na mesma ROM base: Basic CM61-Pulse0.40 ROM installation with fixes.

Esta ROM tem ainda alguns problemas, mas a meu ver desprezáveis:

Material necessário:

Extras:

Antes de instalar é necessário fazer o restauro de fábrica na recovery. Deve instalar todos os updates descritos em “material necessário”, por aquela ordem.

O primeiro arranque é um pouco demorado.

Na ROM default o kernel é de 710MHz (daí referenciar a instalação do kernel de 691MHz para salvaguardar um bootloop no 1º arranque) e o ecrã tem uma densidade inferior (160 para 140) que faz com que as letras e ícones estejam mais pequenos, dando a sensação de o ecrã ter mais resolução. Para voltar ao normal, se assim preferir, deve ser instalado o update “Densidade LCD default”.

Para escolher a frequência máxima (e mínima) “a gosto”, de modo a tornar o sistema mais estável e económico, pode usar a aplicação SetCPU (€1.42), onde pode ser adquirida gratuitamente nesta thread do xda-developers, após registo no fórum.

Para corrigir o problema da câmara basta substituir a aplicação Camera.apk em /system/app pelo Camera.apk disponibilizado acima, em “Extras”. Para tal será necessário usar um gestor de ficheiros avançado como o Root Explorer (€2.90) ou simplesmente o Terminal. No final do Camera.apk ser substituído pela versão corrigida, devem-se ser dadas as permissões correctas: rw-r--r-- (644).

Pode instalar e experimentar os extras que entender. Os kernels com frequências superiores podem originar bootloops (reinícios consecutivos no arranque). Se isso acontecer deve entrar na recovery (combinação de teclas MENU + DESLIGAR CHAMADA + POWER) e instalar um kernel de frequência inferior.

Estão também pré-instaladas transições “radicais” entre menus e o layout é da versão 2.3 (gingerbread). Se não gostar existem as seguintes opções:

É também possível modificar o Launcher default, embora possam ser todos instalados via Android Market. Ainda assim deixo aqui os updates:

De modo a verificar se a flag para gravação das aplicações no cartão SD está activa, isto é, se as aplicações vão ser correctamente instaladas no cartão SD, é possível verificá-lo recorrendo ao terminal. Para tal basta, primeiro, introduzir o comando su e depois a2sd check. É então mostrada toda a informação relativa ao a2sd (applications to SD). No screenshot abaixo estão assinalados os pontos relevantes. Quando existe um espaço entre os parêntesis rectos significa que é esse o parâmetro activo.

O comando a2sd diskspace poderá também ser útil para conhecer o espaço ocupado na partição EXT. Para mais informações usar o comando a2sd help.

Reverter toda e qualquer alteração ao sistema

Tal como referi neste artigo, o desbloqueio do acesso “root” e instalação de ROMs não oficiais quebra a garantia do equipamento. Caso haja alguma avaria que seja necessário levar o equipamento para reparação, devem ser revertidas todas as alterações. O procedimento é simples:

  1. Fazer o download do update oficial da TMN, descompactar e copiar os ficheiros UPDATA.APP e userdata.hwcfg para uma pasta no cartão SD com o nome dload;
  2. Desligar o smartphone;
  3. Ligar usando a combinação de teclas DESLIGAR CHAMADA + VOLUME UP + POWER;
  4. Caso a instalação não inicie, repita o processo;
  5. Esperar que a instalação conclua. Após concluído, para reiniciar o smartphone será necessário retirar a bateria;
  6. Feito.

 


 

Espero que com este tutorial possa tirar melhor partido deste modesto smartphone. Recomendo que siga regularmente a secção do T-Mobile Pulse (nome do modelo inglês) no fórum Modaco pois ainda existe algum trabalho em curso. A acrescentar a isso, foi recentemente submetida para aprovação o suporte ao Huawei U8220/U8230 por parte do projecto CyanogenMod. Esperemos que o projecto siga em frente.

Para qualquer dúvida ou esclarecimento, a discussão estará aberta nos comentários. Boas modificações!

Artigos relacionados:


Homepage: Android @ MoDaCo – T-Mobile Pulse  

O Pplware e o autor deste artigo, Hugo Cura, não se responsabilizam por
quaisquer danos causados por instruções, inerentes ao artigo ou aos
comentários, que possam resultar na perda da garantia do equipamento.

 


« página anterior      pág. 2      página seguinte »

Exit mobile version