As viagens, principalmente em alturas festivas como a que atravessamos, requerem uma atenção especial e um cuidado maior do que o normal. Por essa razão optamos muitas vezes por fugir das vias principais e procuramos caminhos secundários, sempre com a ajudar dos nossos smartphones e das aplicações de mapas que neles temos.
Hoje trazemos uma dica simples que podem usar para ter a melhor utilização destas aplicações, ajudando a fugir de autoestrada, de portagens e de outros elementos que muitas vezes são desnecessários.
As principais aplicações de mapas que temos disponíveis, o Google Maps, o Waze ou o Apple Maps, procuram sempre encaminhar os utilizadores pelos caminhos mais rápidos e mais simples para os destinos. Nem sempre é isso o pretendido e as alternativas apresentadas insistem em escolher estas rotas.
A forma de alterar este comportamento é simples e rápida, dando aos utilizadores um maior controlo sobre as rotas e caminho a usar para todos os destinos, que muitas vezes desconhecem.
Rotas e viagens alternativas no Google Maps
A primeira opção temos é no Google Maps. Ao definirem uma rota, podem definir algumas condições da rota a usar diretamente no menu que fica no topo direito. Ai encontram uma opção com o nome Opções de trajeto e lá dentro podem escolher se querem evitar portagens, autoestradas ou ferries.
Ao ativarem essas opções de filtragem, o Google Maps vai de imediato alterar o caminho proposto e apresentar alternativas provavelmente menos concorridas em termos de trânsito.
Ao selecionarem estes filtros, estes ficam ativos até que o utilizador os elimine, sendo aplicados em rotas que posteriormente sejam geradas.
Mais dicas para usar melhor o Google Maps
No Waze podemos escolher o caminho das nossas viagens
Uma vez que o Waze tem em conta o tráfego que existe, em tempo real, as suas propostas de rotas não são unicamente baseadas em distâncias e velocidades das estradas, mas tem também em conta o próprio trânsito e pode adaptar-se ao longo do tempo.
De qualquer forma é também aqui possível indicar se pretenderem evitar trajetos que incluam zonas que querem evitar. Para acederem a estas opções acedam às definições e procurem a opção Evitar portagens. Esta está na raiz das definições.
A opção Condução, que encontram mais abaixo na zona Avançadas, dá ainda um maior controlo. Podem novamente ativar a opção Evitar portagens, mas encontram agora também evitar autoestradas, ferries e manobras complicadas.
Também esta opção altera o comportamento do Waze passando a haver um cuidado na escolha dos trajetos a usar durante as navegações.
Excelentes dicas para usar no Waze
O Apple Maps deixa escolher por onde queremos ir
Das três aplicações apresentadas, o Apple Maps é o único que permite estas alterações em dois locais distintos. Isto deve-se, provavelmente, à sua integração com o iOS. Esta é também a que menos opções oferece aos utilizadores, tendo apenas a possibilidade de evitar portagens e autoestradas.
No primeiro caso, e dentro da aplicação, depois de definida uma rota, podem fazer swipe na zona das descrições e, após a rotas alternativas, vão encontrar as Opções de condução.
Ai dentro vai surgir então as duas opções possíveis. Podem escolher evitar portagens ou autoestradas. De imediato o Apple Maps vai tomar essa decisão em conta e alterar as rotas propostas. Estas opções passam a ser as definitivas até serem alteradas pelos utilizadores.
A segunda opção está dentro do próprio iOS. Acedam às Definições e depois procurem a opção Mapas. Ai dentro, junto de muitas mais opções do Mapas, vão encontrar Condução e navegação.
É ai dentro que vão encontrar a possibilidade de ativar o evitar as portagens e/ou as autoestradas. Também aqui as opções são escolhidas e passam a ser padrão no calculo de rotas.