Pplware

iOS 9: Instalar aplicações sem Jailbreak e sem App Store

Sabiam que agora é possível instalar aplicações no vosso iPhone ou iPad sem passar pela App Store e sem a necessidade de se fazer jailbreak? É verdade, isso é possível e a Apple diz-nos como o fazer.

Para ter apps no seu iPhone ou iPad basta ter um Mac actualizado na última versão do OS X, a última versão do Xcode e um equipamento com iOS 9. Vamos então ver como podemos fazê-lo.

 

 

Antes de mais, não sendo nada de complicado, temos de dizer que o processo requer alguns conhecimentos e know-how de Xcode. Mas mesmo nisso podemos dar aqui uma ajuda.

Uma das novidades apresentadas no último WWDC, World Wide Developer Conference da Apple, foi a possibilidade de programadores registados no portal da Apple conseguirem instalar as suas aplicações em desenvolvimento num dispositivo real, anteriormente só era possível compilar a nossa aplicação para um equipamento com uma conta paga. E será com recurso a esta nova possibilidade que vamos ensinar, como instalar aplicações sem que estas venham da store.

 

Primeira parte: Licença de Developer e Xcode (IDE)

 

Primeiro passo, começa por criar uma Apple Developer Account. Para tal devem ir ao site https://developer.apple.com e fazer o registo com a vossa Apple ID.

Segundo passo, com recurso à aplicação App Store que vem com o sistema operativo, devem fazer download da última versão do Xcode.

Deverão configurar o Xcode para funcionar com a vossa Apple ID. Como tal, devem ir a Preferences no Xcode (Cmd+,) -> Accounts -> Add Account e configurar com os dados.

 

 

Segunda Parte: Source Code

A segunda parte passa por encontrar o código fonte da aplicação que queremos instalar. Podemos procurar pelo que queremos directamente no Google enquanto programador ou no GitHub, certamente terão lá projectos interessantes para poder testar esta funcionalidade.

Para o exemplo que se segue vamos usar o projecto que foi referido no artigo. O código utilizado para esta demonstração poderá ser encontrado, no Github.

 

Depois de feito o download do código, via Git ou Http, basta abrir o projecto Plum-o-Meter.xcodeproj com o Xcode.

 

Terceira Parte: Enviar app para o iPhone

Para finalizar basta terem o vosso equipamento com o iOS 9 ligado e correm a aplicação para que esta seja instalada.

Tenham em atenção que deve estar seleccionado, ali no canto superior direito, o vosso dispositivo Apple. A seguir clique no botão Play e veja a magia acontecer.

Depois de uns minutos a app deverá estar já no seu iPhone ou iPad. Se por algum acaso der um erro, certifique-se que coloca o seu Bundle Identifier, tal como está na imagem e clique depois no botão Fix.

 

Nota: Caso vos seja perguntado se confiam no developer, ao tentar abrir a app, devem de ir a Settings -> Geral -> Perfil -> Apple ID e carregar em Confiar.

 

O Pplware não se responsabiliza pelo uso indevido deste método de instalação de aplicação. Alertando para que os utilizadores tenham cuidado com o que vão instalar nos vossos dispositivos pessoais

Se tiver alguma dúvida, use os comentários para o podermos ajudar. Agora veja como pode criar, o céu é o limite.

Exit mobile version