Pplware

iOS – Como gravar em vídeo a atividade do ecrã do iPhone

Como já havíamos falado, o iOS 11 (e seguintes) traz mais de uma centena de novidade entre inovações e melhoramentos. Algumas aplicações passam a ser nativas e surgem ajustes de usabilidade há muito solicitados pelos utilizadores.

Uma das funcionalidade pioneiras nos sistemas operativos móveis que a Apple introduziu no iOS bem lá atrás, foi a captura de ecrã, funcionalidade hoje usada em praticamente todos os sistemas, até mesmo no Apple Watch. O que hoje mostramos é mais uma funcionalidade que não existia nativamente no iOS, a possibilidade de gravar em vídeo a atividade do ecrã dos dispositivos com iOS.


As capturas de ecrã com a simplicidade que a Apple introduziu no passado são, sem dúvida, um dos recursos imensamente usados por praticamente todos os vários sistemas operativos da atualidade. Com um apertar do botão Home e do botão Power, está feito um screenshot, que tanto jeito dá em inúmeras situações.

Agora, com a apresentação do iOS 11, a empresa de Cupertino incluiu a funcionalidade Gravação do ecrã. Esta nova opção permite que seja gravada em vídeo a atividade que façamos no iPhone ou no iPad, para os mais variados fins. Se antes teríamos de recorrer ao QuickTime Player (entre outros métodos de terceiros) hoje está simplificado. Vamos ver então como o fazer.

 

Como gravar nativamente a atividade do ecrã do seu iPhone e iPad

Como já deve saber, o iOS 11 permite-lhe adicionar e organizar ícones de funcionalidades na Central de controlo. Se está já a correr no seu dispositivo Apple o iOS 11 developer beta, que a Apple disponibilizou na segunda feira passada, irá descobrir que já é possível gravar a atividade do seu iPhone e iPad e que essa opção poderá ser adicionada à Central de controlo.

Para a usar vá a Definições > Central de Controlo e adicione a opção Screen Recording usando o botão + (mais).

Agora, sempre que necessitar de gravar o ecrã do seu iPhone ou iPad, basta deslizar o ecrã para ter acesso à Central de controlo e clicar no ícone que abrirá a opção de gravação, tal como mostra no final do vídeo acima. Pode ver que irá ter no seu iPhone os seguintes ícones na sua Central de Controlo:

São pequenas funcionalidades mas que, por vezes, se tornam grandes ajudas em certos momentos em que um vídeos vale mais que mil palavras. Fica a dica.

 

Leia também

Exit mobile version