A descoberta de mais uma situação em que a Microsoft recolhe dados dos utilizadores sem a sua autorização mostrou que por vezes o Windows 10 tem comportamentos que vão contra o desejado e até, provavelmente, contra o que é aceitável.
Do que é visto, na interface do Windows 10, esta opção não pode ser alterada, mas, com alguma criatividade é já possível impedir o Windows 10 de enviar o seu histórico de atividade para a Microsoft.
O que foi descoberto é algo que muitos já desconfiavam, mas que ainda não tinham provas. Mesmo desligando algumas das opções de recolha de dados do Windows 10, este continua a enviar a informação para a Microsoft.
Neste caso concreto, a informação é referente ao histórico de atividade, que acaba por ser tornado visível para o utilizador. Mas, com uma pequena mudança, esses dados deixam de ser enviados.
Bloquear o envio do histórico de atividade para a Microsoft
A forma mais simples de fazer esta alteração, e uma vez que via interface das Definições não pode ser realizada, é através de uma alteração do registo do Windows.
Dentro do editor de registo devem aceder ao caminho apresentado abaixo e ai procura a presença da chave PublishUserActivities. Caso não exista criem uma DWORD (32-bit) com esse nome.
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\System
É com base nos valores abaixo que devem alterar o conteúdo da chave PublishUserActivities. Neste caso o valor pretendido é zero (0).
Valores da chavePublishUserActivities
Valor 0 = Desligado
Valor 1 = Ligado
Ao terminarem essa alteração devem carregar no botão OK e fechar o editor de registo. É necessário também fazer um novo reiniciar do Windows 10, pelo que quanto mais cedo o fizerem, menos dados vão enviar para a Microsoft.
Assim que o reiniciar do Windows 10 for realizado, os vossos dados deixam de ser entregues à Microsoft e a privacidade é de imediato aumentada, deixando esta gigante de ter acesso à vossa informação.
Esta é apenas mais uma situação em que se sabe que o Windows 10 recolhe dados, mesmo depois dos utilizadores indicarem de forma clara que não querem que a sua informação seja partilhada.