Pplware

Teste as mudanças que a Google vai fazer no Chrome do Android

O Chrome está em todas as plataformas e em todos os sistemas. Este browser da Google conseguiu em pouco tempo conquistar a Internet e definir novos padrões.

A Google está constantemente a procurar melhorá-lo e testa alterações à sua interface, algumas delas bem diferentes do que está padronizado. É precisamente isso que poderá estar para acontecer no Android, com uma mudança grande a poder ser já testada por todos.

A versão para Android do Chrome está a preparar-se para mudar e de forma muito radical. A Google quer dar uma nova imagem ao seu browser nesta plataforma móvel e por isso tem algumas alterações planeadas.

Para já estas podem ser experimentadas apenas nas versões de testes do Chrome, a Dev e a Canary, mas em breve podem bem chegar à versão estável, e que todos usam.

O que traz a nova interface do Chrome do Android

A mudança mais visível que a Google prepara para o Chrome é a mudança da barra de endereço. Esta, que agora está no topo das páginas, poderá em breve vir a ser colocada no fundo da janela, ficando mais acessível e permitindo usar o browser com apenas uma mão.

Nota-se no entanto que esta mudança ainda não está terminada e há ainda pequenos pormenores que precisam de ser melhorados. O que mais chama à atenção é a presença aina da barra onde os elementos estavam antes, que para já não são ocupados.

Há ainda a sobreposição de alguns elementos, que apesar de não impedirem a utilização, causam ainda alguns problemas. A Google deverá limar estes pormenores antes de colocar disponível esta mudanças.

Como activar a nova interface do Chrome do Android

Como é normal na Google e no seu software, é possível testar já esta alteração. Basta que tenham uma das versões destestes instalada, quer a Dev quer a Canary, e alterar uma simples flag nas configurações. Acedam por isso ao endereço abaixo (ou copiem-no para a barra de endereço) e alterem a opção para Activada.

Após esta alteração vão ver no final a página um botão que permitirá fazer o reinicio da aplicação, que é necessário para que esta assuam a alteração.

Ao reiniciarem o Chrome vão ver de imediato a barra de endereço e os menos a surgirem na nova zona. Testem e vão adaptar-se rapidamente a esta alteração. Quem já usou o Edge no Windows 10 Mobile vai reconhecer a mudança e ambientar-se imediatamente.

Não se sabe ainda se esta mudança irá ser obrigatória no Chrome ou se será apenas mais uma opção disponível. Não se sabe também se faz parte de uma mudança maior do próprio Chrome e que a Google estará a preparar.

Exit mobile version