O Google lançou há umas semanas o serviço Google Buzz dentro do Gmail. Conforme puderam acompanhar aqui, este serviço é uma rede social com base no Gmail. Podemos partilhar fotos, vídeos, etc., utilizando a estrutura já existente do Gmail. Mas não tem sido fácil a aceitação desta nova “rede social”.
O serviço cria automaticamente uma rede social utilizando com base a lista de contactos que o utilizador possui nessa conta do Gmail. Esses contactos passam a estar disponíveis ao público sem que o legitimo “proprietário” do contacto o tenha autorizado. Esta premissa. só por si, já viola claramente o direito à privacidade de cada um de nós.
Não é à toa que o Google tem vindo a alterar a estrutura deste serviço, o que não impediu que desse já entrada em tribunal a primeira queixa que parte de uma estudante norte-americana. Esta queixa tem como base a violação de privacidade e incumprimento das leis de combate à fraude informática.
Os utilizadores estão confusos e preocupados com as noticias que têm saído sobre o Buzz, então antes que esta situação saia do controlo, vamos desligar o serviço até que as marés sejam mais pacificas e o serviço se torne mais recatado.
Três passos para desligar o Google Buzz:
- Faça login na sua conta do Gmail.
- Desça a janela até ao fundo da página do Gmail e procure o link “turn off buzz“.
- Clique no link. O Gmail irá abrir as definições e permitir que desligue o Buzz “Do not Show Google Buzz on Gmail“. Grave a acção e a página aparecerá sem o Buzz.
Quer de novo o Google Buzz?
Não há problema. Volte ao fundo da página e clique no link “turn on buzz”, este irá automaticamente activar o Buzz.
Esta funcionalidade ainda não está concluída. A meu ver o google ainda irá mexer profundamente até conseguir um compromisso utilidade/privacidade que satisfaça os utilizadores… o que não será fácil. Seja como for, o utilizador pode decidir se quer ou não participar neste novo canal social.