Quantas vezes queremos esvaziar a reciclagem, ou o Lixo como chamamos em Linux e Mac, e esta teima não apagar alguns ficheiros teimosos? Por alguma razão podem estar em utilização, e por isso, não serem apagados pelo sistema operativo.
Mas felizmente existe solução, bem simples e rápida. Saiba como resolver este simples problema, fonte de irritação e dores de cabeça.
Linux
Em Linux, abra a consola. Se está num ambiente Gnome, aceda à mesma através de Aplicações > Acessórios > Consola. Copie e cole o seguinte comando:
sudo rm -fr ~/.local/share/Trash/.*
Depois de introduzir este comando, poderá ter de introduzir a sua password root.
Simples e eficaz.
Pretende ainda criar um atalho para esta acção e efectuá-la com um simples duplo clique? É simples. Abra o editor de texto em Aplicações > Acessórios > Editor de texto e cole o mesmo comando no interior do novo documento de texto. Grave-o e dê-lhe um nome descritivo como “apagar_lixo”.
Antes de tornarmos o ficheiro executável, porque não atribuir-lhe um ícone bem descritivo? Guarde a seguinte imagem no seu disco:
Agora, clique com o botão direito do rato sobre o ficheiro que criou anteriormente e clique em Propriedades.
Logo no separador Básico, clique sobre o ícone pré-definido do ficheiro. Isto abrirá uma janela onde pode escolher a imagem PNG que acabou de guardar. Seleccione-a. Veja como ficou bonito!
De seguida terá de abrir o separador Permissões, onde deverá marcar a opção Permitir executar o ficheiro como uma aplicação. Feche as propriedades.
Desta forma o seu ficheiro tornou-se executável, podendo executá-lo pela linha de comandos utilizando o simples comando ./esvaziar_lixo ou, de uma forma ainda mais simples, fazendo duplo clique sobre o mesmo.
Mac OS X
1º Método
Existem duas opções disponíveis. A primeira delas é usando uma funcionalidade escondida do sistema operativo. Siga os seguintes passos pela ordem estabelecida:
- Mantenha premido o botão do rato sobre o ícone do Lixo na Dock. Aparecerá um menu de contexto.
- Mantenha premida a tecla Alt.
- Seleccione Esvaziar o lixo no menu de contexto do Lixo.
- Solte a tecla Alt.
Deste modo deverá ter forçado o esvaziamento do Lixo.
2º Método
Outra opção será utilizar uma aplicação freeware para o efeito. Faça download do Thrash It! e force a limpeza do Lixo.
Quem manda no meu lixo sou eu…
… e a prova disso foi aquilo que vos mostrei neste artigo. Que o lixo entalado não seja mais um problema no seu sistema operativo.
Boas limpezas.
Um agradecimento especial ao Daniel Filipe pelos screenshots em Mac OS X.