Pplware

Dica: Como esvaziar a reciclagem do Windows 10 de forma segura

A Reciclagem do Windows 10 concentra em si todos os ficheiros que o utilizador quer eliminar de forma gradual e sem preocupação. É simples de usar e ao longo dos anos tem mostrado a sua utilidade.

O que muitos esquecem é que esta mesma Reciclagem permite que os ficheiros ali colocados sejam recuperados. Se para muitos isso é importante, para outros é decerto uma quebra de segurança. Hoje explicamos como podem eliminar de forma segura os ficheiros que estão na Reciclagem do Windows 10.


A presença e utilização da Reciclagem no Windows 10 é algo a que nos habituámos. Este caixote do lixo virtual está presente há muitos anos e é ali que se colocam todos os ficheiros que queremos eliminar de forma permanente.

App necessária para esvaziar a reciclagem

Na verdade, e com as ferramentas certas, é possível recuperar estes ficheiros, o que nem todos querem. Para dar à Reciclagem uma forma segura de eliminar esses ficheiros devemos recorrer à app SDelete, das conhecidas ferramentas Sysinternals.

Depois de descarregar o SDelete, deve ser aberto o zip e copiado o ficheiro para a pasta C:\Windows\System32. Caso seja um sistema de 32 bits, deve ser copiado o ficheiro sdelete.exe, se for um sistema de 64 bits deve ser copiado o ficheiro sdelete64.exe.

Adicionar ao menu de contexto uma nova opção

Esta app por si não consegue tratar desta tarefa de forma automática. Para isso é necessário criar posteriormente uma chave de registo e associar à Reciclagem e ao menu de contexto. Para isso basta que descarreguem e executem igualmente um dos ficheiro que preparámos: SO 32bits ou SO 64bits.

Depois de autorizarem a criação da chave de registo, surge de imediato uma nova opção no menu de contexto da Reciclagem. Podem agora escolher a opção Apagar seguro para que os ficheiros deixem de poder ser recuperados.

Tudo passa a ser feito de forma realmente segura

O eliminar dos ficheiros é feito com o standard DOD 5220.22-M, que é usado por várias entidades militares. Assim, lembrem-se que ao aplicar essa forma, os dados são mesmo irrecuperáveis.

Exit mobile version