Mesmo não sendo dos mais conhecidos serviços da gigante das pesquisas, o Google Lens é bastante interessante. De forma simples e rápida, qualquer imagem é lida e abre depois ao utilizador um leque de possibilidades associadas.
Até agora esta solução era um exclusivo dos smartphones, tanto no Android como no iOS. Mas como é normal na gigante das pesquisas, vai mais longe e está agora presente no desktop. Veja, por isso, como usar o Google Lens no Chrome do seu PC.
Quer seja a reconhecer imagens, obter texto delas ou até a ajudar nos TPC, o Google Lens é uma ferramenta única. Tudo assenta nos mecanismos de IA e de reconhecimento da gigante das pesquisas, e mostra como poderá em breve ser o futuro de qualquer sistema.
Com uma presença única no Android, onde se integra de forma perfeita, e no iOS, esta ferramenta é já essencial para muitos utilizadores. A Google não limita o Lens a estes sistemas, estando também disponível para desktop, recorrendo ao Chrome.
Ao fazer a pesquisa de uma imagem ou ao ver o resultado de uma pesquisa no Google, existe agora uma opção diferente no Chrome. Ao escolherem uma imagem nos resultados, vão notar de imediato a presença do Google Lens.
No canto superior direito, junto às opções de partilha e de avanço ou recuo nos resultados que já conhecem, existe agora o logótipo do Google Lens, que irá de imediato pesquisar imagens similares à escolhida, com os resultados apresentados abaixo.
Mesmo após ter os resultados, a pesquisa na imagem pode ser alterada ou corrigida. Basta para isso alterar o tamanho da área de pesquisa ou a sua posição, para obter outros elementos. O Google Lens rapidamente adapta a pesquisa e apresenta novos resultados.
Mesmo não tendo todas as funcionalidades encontradas no Android ou no iOS, esta é uma excelente adição à pesquisa de imagens da Google. O Lens vai certamente evoluir e trazer para o desktop muito mais do que existe agora à semelhança das versões mobile.