Pplware

Dica: Mais segurança no WhatsApp? Use a impressão digital ou a face para o ligar ao PC

O WhatsApp tem sofrido muitas mudanças ao longo dos anos. A grande maioria parece focada em trazer ainda mais segurança a este serviço de mensagens. Desta forma garantem a proteção dos dados e da informação que os utilizadores trocam.

Claro que quer também garantir a segurança física e dos acessos à conta. Se permite que possa ser usado no desktop, tem de ter mecanismos que protejam esses acessos e que impeçam que qualquer um possa aceder sem autorização.


Uma novidade recente veio garantir mais um mecanismo de proteção. Com ele será mais difícil uma conta ser usada num PC não autorizado, reforçando a segurança. Não basta apenas ler um código QR, sendo agora necessário o utilizador autenticar-se com a impressão digital ou a face.

Esta foi uma novidade que tinha sido vista há alguns dias e que prometia muito para o WhatsApp. Está agora finalmente disponível, tanto para o Android como para o iOS, recorrendo à impressão digital ou ao reconhecimento da face, dependendo do suporte que o sistema tenha no smartphone.

Sendo criada para garantir que apenas os acessos autorizados são dados, estão na área de ligação à versão web ou aos clientes externos. Abram por isso o menu do WhatsApp e depois escolham a opção WhatsApp Web.

Ao escolherem a opção para associar um dispositivo vão ver surgir de imediato a novidade. Falamos do pedido de autenticação biométrico, que irá usar o que estiver definido no smartphone. Assim, podem usar a impressão digital ou o reconhecimento da face.

Caso esta falhe, podem recorrer ao método tradicional, que recorre ao código de desbloqueio. Ao ser autenticado, fica então disponível o leitor de códigos QR. Só precisam de apontar para o ecrã do PC e a associação será automática e direta.

Esta é mais uma ajuda importante para os utilizadores. Fica assim ainda mais difícil ser dado o acesso não autorizado a um cliente web ou app. Só contra a autenticação forte é que este acesso é garantido.

Exit mobile version