Pplware

Dica: Como usar a pasta protegida do Google Files no Android para guardar ficheiros

A segurança no Android é um ponto importante e a Google tem tentado garantir ao máximo que esta está presente e ativa. Nem sempre é um processo simples e por isso recorre a algumas apps adicionais para criar estes mecanismos.

Na mais recente atualização da sua app Files, surgiu uma novidade importante e que garante a segurança necessária. Há uma pasta protegida e que pode ser usada para guardar os ficheiros mais sensíveis dos utilizadores de smartphones Android.


Esta novidade já era conhecida há alguns meses, mas esteve em testes privados. Agora está disponível para todos e pronto a ser usado.

Enviar ficheiros para a pasta segura do Files da Google

O primeiro passo a darem para usar esta pasta segura é definir um pin de acesso. Esta está acessível na área Procurar, após a lista de tipos de ficheiros que podem ser pesquisados no smartphone Android. Este é um passo simples e rápido.

Para enviarem um ficheiro para esta área protegida só precisam de navegar para a área onde este está guardado e depois devem abrir o menu associado ao mesmo. Aqui vão encontrar várias opções, entre elas a Enviar para a pasta segura.

Aceder aos conteúdos protegidos nesta área

Mais tarde, e para aceder a esses ficheiros que estão guardados na área protegida, devem aceder ao separador Pesquisa e depois escolher a opção Pasta segura. Esta estará nesta área, no final da lista de tipos de ficheiros que podem ser pesquisados.

Ao escolher esta área será pedido que coloquem o pin definido originalmente. Só apenas contra esse código o acesso a essa pasta será dado. Este código será pedido sempre que saírem da app Files com o acesso seguro ativo.

Usar os ficheiros presentes na área segura do Android

Agora que entraram na área protegida, vão encontrar a lista dos ficheiros que estão aqui guardados. Podem escolher qualquer um dos presentes e abrir diretamente para ver o seu conteúdo. Este estará protegido e não podem ser feitas, por exemplo, capturas de ecrã.

Aqui dentro, e se chamarem o menu associado a cada ficheiro, podem fazer a sua gestão. As opções permitem que este seja removido da pasta segura e passado para a área normal do Android, sem qualquer proteção.

Esta é uma solução que a Google encontrou para proteger os utilizadores e os seus ficheiros. Pode ser já usada no Android e apenas necessita da app Files, que pode ser encontrada na Play Store. Depois, basta abrir e proteger os ficheiros mais sensíveis.

Exit mobile version