O Android é um sistema operativo móvel que tem sabido adaptar-se aos seus utilizadores, dando-lhes, de versão para versão, aquilo que procuram e o que lhes faz falta. As novas funcionalidades surgem de forma sustentada e sempre a tornarem o Android melhor e mais usável.
Uma funcionalidade que pode ser usada permite que o utilizador defina quais as aplicações que executam determinadas tarefas e quais as que estão associadas à abertura de determinados tipos de ficheiros ou links.
Mas e caso o utilizador pretenda mudar de aplicação ou caso se tenha enganado? É simples mudar esta configuração, basta saber onde a alterar! E vamos explica isso hoje.
Já repararam de certeza que sempre que abrem um tipo de ficheiro novo no vosso Android ou quando acedem a um novo tipo de link é mostrada uma mensagem que vos pede para escolher a aplicação com que querem aceder ao ficheiro ou abrir o link.
Nessa janela são mostradas as aplicações que o sistema Android reconhece como sendo capazes de tratar delas, devendo apenas o utilizador escolher qual a que quer usar, e se apenas uma vez ou de forma permanente.
Sempre que é escolhida a opção de forma permanente esta não volta a ser mostrada e passa a ser usada sempre que o utilizador repetir o acesso a esse tipo de ficheiros ou de links.
Mas e se o utilizador pretender mudar de aplicação? Ou se o utilizador na pressa de lhe aceder escolheu a opção permanente, como pode reverter?
A resposta a esta questão é simples, mas não é fácil de achar. Esta opção existe no Android, mas está associada a cada uma das aplicações, não sendo unificada.
Como remover as definições de acções
O primeiro passo que devem tomar para aceder a essas definições é identificarem qual a aplicação que foi escolhida e que deve ser alterada.
Esta identificação pode ser feita de forma simples, bastando ao utilizador abrir um ficheiro ou aceder a um link do tipo pretendido. A aplicação que for aberta é a que querem alterar.
Com a aplicação identificada apenas precisam de aceder às Definições do Android, pois será aí dentro que tudo irá acontecer.
Estando dentro das Definições, a opção que devem procurar é a das Aplicações. Esta está na zona de definições associada ao Dispositivo.
Dentro das aplicações vão poder ter acesso a todas as aplicações que estão no vosso Android. Naveguem para o separador Todas, que fica no final, e aí vão poder ter acesso a todas as aplicações instaladas no Android.
Acedem a este separador fazendo swipe para a esquerda e passando por Transferidas e Em execução.
Dentro da lista de todas as aplicações presentes no sistema apenas precisam de escolher a que querem alterar, e que identificaram no início deste processo.
Escolham então essa aplicação e acedam às suas definições, onde podem ver um grande conjunto de informação sobre a mesma e sobre a sua execução no Android.
Mas para remover as acções associadas, devem procurar a opção Iniciar por Predefinição e carregar no botão Limpar predefinições.
De imediato as associações de acções que existiam relativas a essa aplicação são removidas, ficando o utilizador liberto para voltar a escolher o que quer fazer e com que aplicação o quer fazer.
Da lista de aplicações apresentada escolham agora a pretendida e se querem que ela trate sempre dessa acção ou se é apenas uma vez que querem que ela seja usada.
Não sendo uma das opções mais visíveis, é extremamente útil quando querem mudar de aplicações. Usem-na quando quiserem mudar o browser do Android por outro ou se quiserem alterar qual a aplicação que vos trata de um tipo de ficheiro específico.
E sempre que quiserem fazer esta alteração só precisam de repetir o processo explicado nesta dica, sem problemas ou qualquer impedimento.
Ajustem o Android à vossa vontade, fazendo uso da liberdade que dá aos utilizadores, não lhe impondo regras ou limitações.