Esta dica é importante pois mostra uma série de funcionalidades que muito poucos usam. Contudo, muitos desses não usam porque desconhecem as Pastas Inteligentes do Finder, funcionalidade presente no seu OS X.
Hoje deixamos um guia para que possa usar e abusar das Pastas Inteligentes, automatizando muitas tarefas no seu Mac.
Ao procurar algo no Finder (como imagens por exemplo), é possível que perca tempo e nem encontre de imediato o que procura, ainda mais complexo é quando usa vários locais para armazenar os ficheiros. Para isso vamos ajudar a criar Pastas Inteligentes.
No ícone do Finder, que se encontra na Doca, com o botão direito do rato escolha Nova pasta Inteligente.
Agora, tem na janela central os filtros que poderá usar para refinar a pesquisa que o Finder fará, levando o resultado até à pasta o que pretende.
Use o botão do sinal + para adicionar critérios e dentro de cada menu escolha os filtros e optimize-os.
Existem dois campos que poderão ser logo preenchidos, um é o dos critérios e o outro é a escolha associada ao critério (coincide com, contém, começa por, acaba em…). Desta forma o utilizador pode ter uma selecção refinada do que pretende encontrar/filtrar.
Pode usar vários filtros e depois de ter a sua pasta parametrizada, clique no botão Guardar.
Repare agora que lhe é pedido um nome para essa pasta e a localização da mesma, atente que está assinalada a opção que envia essa pasta para a barra lateral do Finder, o que é óptimo para encontrar rapidamente o que filtramos.
Agora pode, com o botão direito em cima da pasta colocada na coluna esquerda, voltar a editar as opções, como a imagem em baixo mostra.
Em resumo…
Este é um método que o ajudará muito, principalmente para aquelas pessoas que usam a Secretária como depósito de tudo o que descarregam da web. Mas podem ser parametrizados vários critérios que automatizam as tarefas, mesmo para quem faz para o seu Mac backups automáticos, pode gerir as pastas a colocar esses backups… entre muitos outros cenários.