Pplware

Dica Android: Defina e ative o modo “Não Incomodar”

Está numa reunião, a conduzir ou a preparar-se para dormir e lá chega uma notificação ao Android que acaba por perturbar de alguma forma o momento.

É provável que até já ouviu falar da função “Não incomodar” e que até a tenha ativado algumas vezes, mas esta opção pode ser programada e tem várias definições que podem ser ajustadas de forma bastante útil.


Dependendo da versão do Android ou da interface de utilizador, o modo “Não incomodar” pode sofrer ligeiras alterações na forma como se apresenta e nas funcionalidades que oferece, mas a sua essência tende a ser linear.

O “Não incomodar” surge como uma funcionalidade que, basicamente, desativa as notificações que chegam ao seu equipamento, de forma a que não seja perturbado, a menos que seja uma situação de emergência ou proveniente de algum contacto considerado prioritário.

Certamente que no seu Android já viu (e até ativou) nas definições rápidas este modo. Por norma, surge em forma de símbolo de sinal de proibição ou, como no caso do modelo usado para exemplificação, em forma de lua. Por definição, este modo ativo, irá desativar todos os sons e vibrações até que seja desativado. Mas se aceder às opções deste modo, poderá fazer algumas configurações úteis.

Para tal, poderá dar um toque continuo sobre o símbolo referido acima até surgirem as definições do modo, ou aceder às Definições do dispositivo, seguido das de Som, onde irá encontrar o Não incomodar.

Além de ativar o modo, poderá logo definir períodos do dia, nos quais o modo se ativa automaticamente. Por exemplo, pode definir a sua ativação para o horário da noite, de forma a não ser perturbado no seu período de descanso, pode defini-lo para o horário em que normalmente conduz, para que o smartphone não seja uma distração. Esta ativação automática pode ainda ser definida por dias da semana.

 

Então e se receber uma chamada urgente ou se não puder perder uma chamada de determinada pessoa?

É evidente que por mais desligados da tecnologia e dos contactos indesejados queiramos estar, poderá sempre haver uma emergência ou a necessidade de estar sempre disponível para alguns contactos. Neste caso, o Não incomodar prevê ambas as situações.

O modo poderá estar ativo sem receber qualquer interrupção, soarem os alarmes ou receber notificações de interrupções que seja consideradas como prioritárias.

A definição das interrupções prioritárias pode ser feita por chamadas ou mensagens e ainda podem ser definidos números autorizados, por exemplo, receber chamadas de uma determinada lista de contactos definida pelo utilizador.

Outra das opções é soar o toque de chamadas que são repetidas, caso a chamada seja recebida de forma repetida pelo mesmo número no prazo de 3 minutos.

Configure o modo Não incomodar durante a condução através do Driving Detective

Exit mobile version