Quantas vezes tentou tirar uma nova fotografia ou instalar uma nova aplicação e recebeu um alerta de que não não era possível por espaço insuficiente no Android?
Existem alguns truques que pode aplicar de forma rápida e que poderão ser a solução para o seu problema.
1. Desinstale aplicações
Certamente que no seu smartphone já instalou dezenas de aplicações que apenas utilizou uma ou duas vezes e que, neste momento, apenas estão lá a ocupar espaço.
Para que possa ter uma noção real de todas as aplicações que tem instaladas e quanto espaço ocupa cada uma delas, deverá aceder a Definições e, na secção de Dispositivo, a Armazenamento e USB. Aí irá logo perceber onde mais armazenamento está a ser ocupado, mas mantenhamos o foco nas Aplicações. Abra essa mesma secção.
Elas irão surgir por ordem decrescente de memória de armazenamento interno ocupado e, dessa forma conseguirá logo ver quais as que mais estão a contribuir para o problema do seu Android e quais pode, desde logo, desinstalar. Para o fazer, basta clicar sobre a aplicação e clicar no o “i” em frente ao nome da app e em Desinstalar.
2. Faça uma limpeza da Cache
Os dados em Cache poderão ser outro dos problemas da memória interna do smartphone e que pode ser limpa de uma forma regular. Esta limpeza poderá ser feita por aplicação ou em todo o sistema.
Por aplicação deverá seguir todos os passos anteriores até chegar à lista de aplicações. Depois basta clicar na app em questão e, em seguida, em Limpar Cache.
Para limpar a cache de todo o sistema, terá que ir novamente ao Armazenamento interno e USB das definições e encontrar Dados em cache, depois e só clicar sobre ele e confirmar que deseja limpar os dados em cache de todas as aplicações.
3. Messenger, Instagram e WhatsApp poderão estar a guardar imagens e vídeos
As aplicações de redes sociais onde é possível editar, carregar e partilhar fotos e vídeos, por norma, guardam-nos na galeria do smartphone sem qualquer necessidade. O Messenger do Facebook, por exemplo, pode guardar todas as imagens que partilha em todas as suas conversas e mesmo que as apague da galeria elas voltam para o telefone, porque a app tem a indicação de que são para ficar guardadas no smartphone.
Para que isto não aconteça, nas definições da própria aplicação, deverá desactivar as opções do tipo Guardar fotos originais, caso específico do caso do Instagram, ou, no Messenger, aceder às definições de utilizador e em Fotos e Multimédia desactivar a opção Guardar Fotos e, eventualmente, a opção Guardar.
4. Faça uma limpeza geral à Galeria
Muitas vezes tira várias fotos de uma cena, com o intuito de guardar apenas a melhor, mas essa selecção acaba por nunca ser feita. Outras vezes, capta imagens que ficam desfocadas, vídeos com som muito fraco… que nunca mais vai querer ver, nem tão pouco mostrar a alguém, e que acabam por ficar simplesmente a ocupar espaço que poderia ser útil para guardar novas imagens.
Aqui o truque é simples: abrir a galeria e ver todos as fotografias e vídeos e ir apagando o que não importa. A mesma dica pode ser aplicada à biblioteca de música, caso se aplique. Se tiver um disco onde possa ir guardando esses ficheiros, poderá também ser uma boa opção, sem ter que eliminar nada.
Depois de apagar as fotos, poderá limpar a cache da Galeria, através do processo indicado anteriormente, uma vez que as miniaturas dessas fotos antigas poderão ficar em cache a ocupar espaço desnecessário.
5. Sincronize tudo na Cloud
Um outro truque é manter tudo nuvem. As fotos que capta podem ser todas guardadas no Google Photos em Alta qualidade de forma gratuita ou em tamanho original, mas com um limite de 15 GB.
Mas existem outros serviços de cloud que pode utilizar como o Dropbox ou o Mega, por exemplo. Todos os seus documentos, que necessita consultar no smarphone, poderão estar também guardados num serviço de cloud e assim minimizar o espaço ocupado no armazenamento do smartphone.