O ecossistema Apple engloba um conjunto de serviços que garantem várias comodidades ao utilizador, no qual está inserido o iCloud. Assim sendo, é comummente caracterizado como uma das mais valias da empresa de Cupertino.
Não obstante, os utilizadores podem usar produtos Apple sem fazer uso deste ecossistema de serviços. Deste modo, saiba como desativar ou configurar ao seu gosto o iCloud no macOS.
Aquando da compra de um computador Apple, é comum que o iCloud Drive seja ativado. A cloud da Apple será então responsável por armazenar diversos ficheiros e informações. Contudo, por vários motivos poderá não querer que o iCloud seja o serviço de armazenamento escolhido. A desativação ou ajuste do iCloud será o caminho lógico a seguir. Fique a saber como o pode fazer!
Desativar o iCloud no macOS
O serviço de cloud da Apple está limitado, na sua modalidade gratuita, a 5 GB de armazenamento. Ora, este espaço é largamente inferior ao que a concorrência oferece e, por isso, os utilizadores poderão optar por usar outro serviço de armazenamento em cloud.
Optando por outro serviço de cloud, é relevante desativar o iCloud. Para isto deverá aceder a “Preferências do Sistema” e, no menu que se abrirá, selecionar “iCloud”. Nas definições do iCloud, para o desativar, bastará clicar em “Terminar sessão”.
A partir desse momento o iCloud estará inativo. Contudo, antes de finalizar o processo, é sugerido ao utilizador que os contactos, calendário e dados do iCloud Drive (nos quais estão inseridas as pastas Documentos e Secretária) sejam guardados no próprio Mac. Deste modo o utilizador não perde quaisquer ficheiros do seu Mac ao desativar o iCloud.
Configurar o iCloud Drive para não armazenar Documentos e Secretária
Apesar de ser facilmente desativável, a verdade é que a cloud da Apple é extremamente útil para os seus utilizadores. O iCloud tem uma sinergia com o sistema operativo que lhe permite armazenar informações que outros serviços cloud não conseguem no macOS.
Assim sendo, é “cómodo” para os utilizadores usarem as funcionalidades da cloud da Apple e poderão fazê-lo em conjugação com o OneDrive, Dropbox, Google Drive e muitos outros serviços de armazenamento na nuvem. Não obstante, na sua modalidade gratuita o iCloud apenas permite armazenar 5 GB, o que é bastante pouco. Nas pastas Documentos e Secretária, cujo carregamento para a nuvem está ativado por defeito, é fácil ultrapassar este limite imposto pela Apple.
Neste caso, o utilizador terá duas opções: aumenta o espaço de armazenamento no iCloud Drive, com o custo de 0,99€ mensais por 50GB; ou opta por salvaguardar os ficheiros destas pastas usando outro serviço de cloud.
Optando por outro serviço, é importante desativar o armazenamento da cloud da Apple para não se submeter aos e-mails constantes a informar que ultrapassou o limite de 5 GB oferecidos pela empresa de Cupertino. Nos fóruns da Apple é comum encontrar tópicos acerca destes incomodativos alertas, que afetam a produtividade e concentração dos utilizadores. Para realizar este procedimento, aceda a “Preferências do Sistema” -> “iCloud” e em iCloud Drive selecione “Opções…”
No menu que se abrirá basta retirar “Pastas Secretária e Documentos” da seleção. Realizado este procedimento, à partida não terá mais problemas com o excesso de espaço utilizado no iCloud Drive!
Caso seja utilizador de macOS, é subscritor do iCloud Drive? Acha que os preços praticados pela Apple são acessíveis ou optou por outro serviço de armazenamento na nuvem? Deixe a sua opinião nos comentários!