Pplware

Como usar o Play Books para ler ficheiros PDF no Android

A Google coloca no Android algumas das suas principais e melhores aplicações. São as ferramentas necessárias para que possamos usar este sistema operativo da melhor forma possível.

Algumas delas são menos conhecidas e têm funcionalidades que desconhecemos e que devemos usar, para podermos melhorar ainda mais a utilização deste sistema.

O Play Books tem uma função específica, mas muito mais pode ser retirado dele, como a simples gestão e leitura de ficheiros PDF.

Por norma associamos o Play Books à gestão e leitura de livros comprados através da Play Store, fazendo desta aplicação um hub onde podemos concentrar tudo o que seja associado a esta função.

A leitura de PDF’s não é por norma uma função que se associe ao Play Books, mas que ele tem presente e disponível para todos. Basta que seja activado e que o usemos da forma correcta.

Ao termos os PDF’s dentro do Play Books podemos geri-los de forma mais eficiente, ao mesmo tempo que os tornamos acessíveis em qualquer local e em equipamento, pois para além de serem guardados localmente, os mesmos ficheiros PDF são sincronizados com a Google.

Para podermos usar o Play Books com esta “nova” função apenas precisamos primeiro de a activar. Esta não está funcional de forma automática e por isso deve ser colocada activa.

Comecem então por lançar o Play Books e aceder às suas configurações. Quem está habituado a trabalhar com aplicações da Google para Android conseguirá fazê-lo de forma simples.

Bastará carregar no botão de acesso ao menu, do lado esquerdo, e depois escolher a opção Definições.

Na lista de opções a que vão ter acesso vão encontrar a opção Activar o carregamento de PDFs. Activem-na e de imediato esta fica pronta a ser usada em qualquer aplicação que tenha acesso a ficheiros deste tipo.

Agora que o Play Books está pronto a receber ficheiros PDF é hora de testarem a nova funcionalidade. Acedam a um qualquer PDF, seja ele via Net, mail ou outra aplicação e descarreguem-no para o Android.

Ao abrirem o ficheiro vão ver disponível uma nova opção na lista de conclusão de acções. Passam a ter lá presente a opção Carregar para o Play Livros (Books).

Apenas precisam escolher esta nova opção e defini-la como a ser usada sempre ou apenas desta vez para que o PDF seja transportado para dentro do Play Books.

Notem que o ficheiro pode não ficar de imediato disponível pois precisa de ser carregado para os servidores para Google para posterior disponibilização noutros dispositivos que estejam a usar a vossa conta.

Mas depois desse carregamento ficam com os vossos PDFs guardados e prontos a serem lidos em qualquer lugar. Para além disso podem também geri-los de forma centralizada e bem organizada.

Esta é uma função pouco conhecida do Play Books, mas que é extremamente útil e com bastante potencial. Não é apenas o poderem ver os vossos ficheiros nesta aplicação, mas também o poder geri-los e tê-los acessíveis em qualquer lado, independentemente do dispositivo usado.

Activem esta função no Google Play e vem como vos pode ajudar a manter todos os ficheiros PDF debaixo do vosso controlo completo

Exit mobile version