Pplware

Como tornar a Internet mais acessível aos idosos

As gerações mais jovens cresceram ao lado da evolução tecnológica e a maioria dessas pessoas convive com ela de uma forma muito prática e sem dificuldades.

Pelo contrário, as pessoas mais velhas apresentam mais dificuldades de interacção com o computador e estão, de certa forma, limitados pelas suas capacidades, mas, ainda assim, demonstram vontade de explorar o mundo da tecnologia e da Internet.

Mas como é que os agentes da Internet a podem tornar mais acessível aos mais velhos?

Se hoje em dia temos crianças que parece que nasceram a saber mexer na tecnologia, temos, por outro lado, os mais velhos (não só as pessoas consideradas idosas) que têm grandes dificuldade em compreender pequenos processos no mundo da tecnologia. Mas são estas pessoas que também mais curiosidade têm em descobrir este mundo, principalmente o da Internet.

Há um crescimento de ano para ano do número de idosos que está na Internet, estão nas redes sociais e estão também a comprar online. Se assim é, as plataformas têm que se ir adaptando a este novo público-alvo.

Antes de perceber de que forma é que deve ser feita esta adaptação é necessário ter em consideração algumas características comuns nos utilizadores em idade mais avançada:

O World Wide Web Consortiun (W3C) tem vindo a desenvolver padrões para garantir a evolução da Web e aponta quatro qualidades que fundamentam as características de acessibilidade na Internet:

  Com base nestas características, a IInterativa aponta a existência de áreas-chave onde se deve apostar:

Design
Programação
Conteúdo

Estas são apenas algumas linhas gerais de como deve ser apresentado um conteúdo na Internet, de forma a que mesmo as pessoas menos predispostas à sua utilização o consigam fazer, como é o caso dos idosos.

Exit mobile version