Pplware

Como ter de volta o Novo Separador no Chrome

A Google tem no seu browser uma ferramenta excepcional. Este é, provavelmente, o browser mais usado e aquele que consegue dar aos utilizadores o maior conjunto de funcionalidades. Está sempre à frente do que de mais moderno se cria para a Internet e consegue dar aos utilizadores uma excelente experiência de utilização.

Mas para além das funcionalidades, a Google desenvolve também no seu browser experiências e novas interfaces, para que o tornem o mais simples de usar.

Na última versão do Chrome, a Google apresentou uma nova página de arranque, o que não agradou a todos os utilizadores. Sabe como ter a antiga de volta? Veja como é simples.

A página Novo Separador é aquela que obtemos sempre que abrimos um novo separador. Podemos agora encontrar aí uma simples caixa de pesquisa, com acesso directo ao Google e também uma lista das páginas que mais visitamos, para que possam servir de atalhos rápidos.

A versão antiga desta página era bem diferente, dando-nos acesso a muito mais informação. Podíamos ver as mesmas páginas mais visitadas, mas tínhamos acesso também às aplicações do Chrome, agrupadas por páginas, aos separadores abertos noutros dispositivos e aos separadores fechados recentemente.

Era, segundo muitos, uma interface muito mais útil e que permitia muito mais com a navegação que disponibilizada.

Mas com chegada da última versão do Chrome esta interface desapareceu e deu lugar à nova. Mudar entre estas duas formas de ter o Novo Separador é muito simples e qualquer utilizador o pode fazer.

Como ter de volta o antigo Novo Separador

Para terem de volta o Novo Separador que existia nas versões antigas do Chrome, devem começar por abrir um novo separador (Ctrl + t) e colocar na Omnibar (barra de endereço) um dos seguintes endereços:

about:flags
chrome://flags

Esses endereços vão dar acesso à zona em que podem activar algumas funcionalidades extra no Chrome. Devem por isso ter algum cuidado e alterar apenas o que sabem e controlam.

Existe sempre forma de regredir e colocar de forma original, mas para evitarem essa situação, devem alterar apenas o que sabem ser correcto.

Procurem então a entrada referente a “Ativar API alargada Instantânea” (Link – Copiem o endereço e colem na Omnibar para acesso directo).

Vão verificar que a entrada referente a essa flag vai estar como “Ativado”. É aqui que devem agir para terem de volta a forma antiga do Novo Separador.

Alterem para “Desativado” (passo 1) e depois carreguem no botão “Reiniciar agora” (passo 2). Esta última acção vai fazer com que o Chrome se feche e volte a iniciar.

Ao terem de volta o Chrome, já com a alteração que aplicaram activa, vão poder de imediato ter acesso à forma antiga do Novo Separador. Carreguem então no botão de criar novo separador, ou usem o atalho Ctrl + t e vão de imediato ver o que pretendiam.

Se gostam mais desta forma então já a têm pronta a usar e a navegar nela, para aceder aos sites mais visitados, aplicações e outras opções.

Para muitos a forma actual de ter o Novo Separador é a mais útil e mais lógica, com acesso directo ao Google e ao seu motor de busca, mas para muitos outros esta forma pode ser considerada muito intrusiva e limitadora na escolha do motor de busca.

Mesmo que tenham a forma tradicional do Novo Separador podem sempre recorrer à Omnibar para fazerem as vossas pesquisas e ter acesso directo ao Google, o que torna redundante este novo separador.

Escolham qual pretendem e vejam o que melhor se adapta ao que pretendem para a utilização do Chrome. Se decidirem experimentar a forma antiga, devem seguir o mesmo processo para reverter para o actual, se entenderem que o pretendem ter de volta.

A Google tem investido muito no seu browser, dotando-o de novas funcionalidades únicas e mostrando à concorrência qual o caminho a seguir. Esta excelente ferramenta é cada vez mais o browser de eleição dos internautas, e tudo se resume a um ponto, a sua facilidade de utilização!


Homepage: Google Chrome

Exit mobile version