A mudança que a Apple introduziu no OSX Yosemite pode ser comparada às alterações ao que a versão 7 do iOS trouxe. Não são apenas mudanças visuais e estéticas, mas também profundas e com impacto na forma como trabalhamos.
Apresentado no início deste mês, está já disponível para alguns testarem e verem o que a Apple introduziu de novidades e de melhorias.
Hoje vamos explicar a forma mais simples que todos os que tiveram acesso ao OSX Yosemite podem usar para o instalar nas suas máquinas e ver de forma real o que está disponível.
O processo de instalação do OSX Yosemite é acessível a todos os que tiverem acesso ao ficheiro de instalação deste SO. Ele é peça fundamental para este processo e caso sejam programadores creditados junto da Apple têm acesso directo ao seu download, através da loja de aplicações do OSX.
Caso não seja programadores registados existem várias outras formas possíveis de acederem a este instalador. Basta que sejam criativos e que pesquisem bem na Internet. Vão de certeza encontrar uma alternativa e ficar aptos a usar o OSX Yosemite.
Vamos então ver os passos necessários para que consigam instalar no disco do vosso Mac o mais recente sistema operativo da Apple, sem esforço e sem complicações. Este método foi testado internamente no Pplware, com sucesso.
Requisitos
Antes de iniciarem o processo de instalação do novo OSX 10.10 Yosemite, é necessário que tenham alguns pontos tratados e preparados.
Não são elementos complicados, mas que são essenciais para que possam instalar o Yosemite na vossa máquina.
- Imagem do OSX 10.10 Yosemite
- Pelo menos 50 GB de espaço em disco
O primeiro elemento pode ser o mais complicado de encontrar, Se forem programadores creditados junto da Apple e se tiverem pago a licença anual de desenvolvimento vão encontrá-lo na App Store.
Se o vosso caso não for esse, resta-vos apenas uma solução. Se procurarem bem na Internet vão de certeza conseguir encontrar o ficheiro .dmg de 4.77 GB. Descarreguem-no, seja de que fonte for, e preparem-no para a instalação.
O segundo elemento é também sensível. Porque é um sistema operativo recente, ainda num estado de desenvolvimento muito inicial, não é recomendado que seja instalado na partição principal e usado como SO principal.
Devem por isso criar uma nova partição e utilizá-la para instalação do OSX Yosemite, como um SO secundário, onde vão poder realizar os vossos testes e experiências.
Criar Partição
Assumindo que o ficheiro dmg do OSX Yosemite já está do vosso lado, vamos proceder à criação de uma partição adicional no disco do vosso Mac.
Para isso devem lançar a aplicação Utilitário de Discos e escolher o vosso disco principal, no menu da esquerda. Do lado direito escolham o separador Particionar e vai ser mostrado o esquema de partições que têm criado.
Para criarem uma nova partição nesse disco devem apenas carregar no botão + que se encontra abaixo da representação do vosso disco.
De seguida devem apenas indicar o tamanho e o nome que querem para a nova partição. Se preferirem podem usar a barra que separa as duas partições para definir o tamanho da nova partição.
Depois de definido o tamanho e o nome da nova partição, devem carregar no botão Aplicar para que seja criada, formatada e preparada a nova partição.
Notem que este processo é demorado e pode colocar o vosso Mac com um comportamento errático e sem responder durante algum tempo.
O tempo de criação da nova partição depende do tamanho definido para ela. Devem ter em consideração que este pode ser um processo que pode demorar até meia hora.
Instalar o OSX 10.10 Yosemite
Depois de terem a nova partição criada e o OSX Yosemite no vosso Mac pronto para ser usado, é hora de tratarem da sua instalação. Para isso devem realizar uma de duas possíveis acções.
A primeira, e caso tenham descarregado o ficheiro de instalação pela App Store, é aceder a Aplicações e aí dentro encontrar o aplicativo de instalação. Um duplo clique nele dá inicio ao processo de instalação.
Se por outro lado descarregaram o OSX Yosemite da Internet e têm um ficheiro dmg, devem abri-lo e descarregar para um local conhecido o executável de instalação. Depois de o terem pronto também é apenas necessário que lhe apliquem um duplo clique para que ele corra.
O processo de instalação do OSX 10.10 é bastante simples e directo. A interface mostra os passos a serem executados a todo o momento.
No primeiro ecrã devem apenas carregar no botão Continuar para avançarem no processo de instalação.
De seguida devem escolher qual o disco onde pretendem que o Yosemite seja instalado. Escolham a partição que criaram antes e que tem o tamanho necessário.
Se precisarem de ajuda para identificar essa partição podem sempre ver o tamanho definido, que deve rondar os 50GB.
O passo seguinte é a preparação para a instalação do Yosemite na vossa máquina, na partição definida. Apenas precisam de aguardar e no final vai ser pedida que reiniciem o vosso Mac.
Autorizem esse reboot e depois o processo vai continuar fora do ambiente gráfico do OSX. Vão ser pedidos alguns dados adicionais, tais como o fuso horário e idioma que querem usar e o nome da conta de utilizador que vai ser criada e usada.
Passos Finais
O último arranque do vosso Mac vai-vos encaminhar directamente para o OSX 10.10 Yosemite, estando este de imediato pronto para ser usado e testado.
Naveguem no novo visual que a Apple colocou neste seu SO e que todos podem agora testar. Aproveitem e vejam a forma como o OSX Yosemite incorpora em si algumas novidades gráficas vindas do iOS.
Se tiverem acesso ao iOS 8 podem também de imediato poder testar as funcionalidades que integram de forma directa estes dois sistemas e que os vão tornar ainda mais interligados.
O processo de instalação do OSX Yosemite é extremamente simples e rápido, não devendo ocupar muito tempo ao utilizador que o quiser testar. Não é recomendado que seja usado como o sistema operativo principal do computador, mas como um SO para ser explorado e conhecido.
Algures para o Verão a versão de testes vai ser alargada a muitos mais interessados em testá-la e no Outono será tornado público para todos.