Pplware

Como adicionar e mudar idiomas no Windows 8

A chegada Windows 8 veio trazer uma nova realidade para os utilizadores do Windows. As muitas alterações deste sistema operativo para o seu antecessor mostram uma mudança clara da Microsoft e um evoluir da sua interface.

Os pedidos que nos têm chegado de apoio para este novo sistema operativo têm incidido sobre várias vertentes, mas uma dúvida que tem sido comum a muitos utilizadores é de que forma podem alterar o idioma do Windows 8. Hoje vamos explicar em pormenor este processo que é acima de tudo simples de realizar.

A base do Windows 8 seguiu todo o trabalho feito já no Windows 7 e que, de certa forma, foi pioneiro, depois dos problemas que o Windows Vista tinha apresentado.

Serve isto para indicar que a maioria das funções que encontrávamos no Windows 7 estão também no 8, apesar de a forma de lhe acedermos ter mudado.

A necessidade de mudança de idioma no Windows pode ter várias causas, que vão desde a instalação de uma versão em Inglês e pretendermos passar a usar o Português ou a necessidade de dar acesso a alguém que domine um idioma diferente ou apenas porque gostamos mais de determinado idioma.

As razões são de cada um e o mais importante é a forma de conseguirmos mudar esse idioma. Este guia vai ser escrito tendo por base o Windows 8 em Português, mas a transposição para qualquer outro idioma é directa.

Para começarem, em qualquer das interfaces do Windows, coloquem o rato num dos cantos direito do vosso ecrã. Vão ser mostrados várias acções possíveis, devem escolher a pesquisa (Lupa).

Na caixa de pesquisa devem agora colocar o termo Idioma e pesquisar depois nas Definições. Deverá ser mostrada a opção Adicionar um idioma.

A nova janela que vos for mostrada irá apresentar os idiomas que têm instalado no vosso Windows 8. Numa situação normal devem ter apenas presente um,  o de origem do próprio sistema operativo.

Para adicionar novos devem escolher a opção Adicionar um idioma, que se encontra acima da lista de idiomas.

Ao seleccionarem essa opção, a janela vai mudar e vão ser apresentados todos os idiomas em que o Windows 8 está disponível. Devem reparar que caso determinado idioma tenha variantes, como o caso do Inglês ou o Português, estas vão estar agrupadas. No caso do Português vão encontrar agrupados o Português de Portugal e o Português do Brasil.

Escolham então o idioma que pretendem adicionar e no final cliquem no botão Adicionar.

De notar que os novos idiomas não ficam de imediatos prontos a serem usados e devem antes ser instalados.

Vão então ser trazidos de volta à janela onde são mostrados os idiomas disponíveis para o vosso Windows 8. Para activarem um novo idioma devem escolher Opções na frente do idioma preferido.

Para instalarem o novo idioma devem seleccionar a opção Transferir e instalar o pacote de idiomas para que este se torne utilizável.

O processo de descarga e instalação do pacote de idiomas pode ser acompanhado na nova janela aberta para o efeito.

Este processo pode ser interrompido a qualquer momento, sendo posteriormente retomado sem perda dos dados já descarregados.

No final do processo de instalação o novo idioma ficará de imediato utilizável. Basta que escolham a opção Selecione este como o idioma principal.

Será pedido ao utilizador que escolha se pretendem terminar de imediato a sessão ou se o pretendem fazer mais tarde.

Caso tenham, como eu, decidido terminar a sessão mais tarde, a indicação que surge é que o idioma escolhido será aplicado no próximo inicio de sessão.

Com os novos idiomas instalados podem alternar facilmente entre os pretendidos. A forma mais simples de o fazer é recorrendo à combinação de teclas Win + Espaço até chegarem ao idioma pretendido.

A imagem que vão poder ver nessa altura é a que abre o artigo e mostra os idiomas que têm presentes no vosso Windows 8.

Como podem ver a forma de adicionar novos idiomas é simples e rápida. A única excepção a essa rapidez são os quase 170 MB que cada pacote de idiomas tem e que necessitamos descarregar para os podermos instalar. É apenas uma única vez, o que torna menos moroso o processo.

Adicionem então os idiomas pretendidos, recorrendo à forma simples que a Microsoft criou no Windows 8.

Homepage: Windows 8 PT

Exit mobile version