Pplware

bada OS – 10 dicas para poupar imensa bateria

É sabido que os smartphones são uns “comilões de primeira” no que toca a baterias. Já vai longe o tempo em que um telemóvel durava 2 semanas em standby ou muitos dias de utilização mais ou menos intensiva. Isso é passado – bem-vindo ao presente – o seu smartphone tem agora a capacidade de processamento de um computador não muito antigo, mas as baterias não acompanharam o ritmo desta evolução e quem sente é o utilizador.

Dê por isso uma olhada nas minhas 10 formas de poupar a bateria no sistema operativo bada – um guia para o futuro. A maior parte destas dicas são também válidas para qualquer smartphone.

Na passada análise ao Samsung Wave fiquei deveras impressionada com o seu consumo de bateria, bem mais sensato do que na minha experiência há 1 ano atrás com o iPhone 3GS. Decidi por isso reunir um conjunto de dicas que, derivadas da minha experiência com este dispositivo, julgo serem úteis na maximização da duração da bateria.

1 – Desligar sempre o Wi-Fi e Bluetooth

Ligar apenas quando necessário, pela barra superior de atalhos. Isto minimiza muito o consumo de energia.

2 – Desligar o 3G

Aceda a Definições > Conectividade > Rede > Modo de rede e seleccione GSM 900/1800. Sem 3G pode fazer chamadas (mas não video-chamadas) e enviar mensagens normalmente. No entanto, a Internet por pacotes (sem usar Wi-Fi) é bem mais lenta, mas compensa se não utilizar muito o 3G, pois notará uma diferença de autonomia enorme.

3 – Desligar sincronização automática de Contas

A sincronização automática de contactos, e-mails, agenda e tarefas de qualquer conta deverá estar desligada. Aceda a Contas e procure em qualquer menu de configuração das suas contas a opção de sincronização Manual.

4 – Desligar sincronização automática dos widgets

Tanto do widget Feeds & Updates como do widget Daily briefing. Aceda às configurações de cada um e defina a sincronização para Manual.

5 – Desligar serviços de localização

Aceda a Definições > Conectividade > Localização e desactive Activar serviços de localização. Aqui está outro grande “comedor” de bateria, principalmente se tiver a opção GPS avançado seleccionada – esta opção permite o tráfego de dados (por 3G ou Wi-Fi) para ajudar a georeferenciação.

6- Manter o brilho do ecrã no mínimo

Aceda a Definições > Visor e luz e em Brilho e desloque o cursor para o valor “1” (um). Sendo este um ecrã Super AMOLED, não se justifica um brilho maior que “1” em sítios interiores. Mesmo no exterior, a menos que esteja mesmo muito sol ou o ecrã esteja muito sujo, vê-se bem com este grau de luminosidade e a bateria agradece – e muito. Habituei-me tanto que um brilho superior (para não falar no máximo) já se torna desagradável.

7 – Desligar vibração durante a escrita

Aceda a Definições > Geral > Toque e defina a Reacção da vibração para “0” (zero). Isto retira a pequena vibração que pode ser sentida quando se escreve qualquer coisa (números, texto, etc.) no Wave, facilitando o feedback. A meu ver não justifica o esforço adicional da bateria.

8 – Não utilizar widgets

Prima durante algum tempo o botão Início e termine a aplicação Widgets. Elimine os ecrãs excedentes acedendo às configurações no ecrã de widgets e rodando o Wave na horizontal. Para quem não vê utilidade na utilização de widgets.

9 – Fechar aplicações em segundo-plano

Prima durante algum tempo o botão Início e verá todas as aplicações abertas e elimine as que não precisar.

10 – Navegar na web em branco sobre preto

Aceda a Definições > Aplicações > Internet > Preferências e active a opção Branco sobre preto. Especialmente útil se navegar em sites que utilizem o branco como cor de fundo.

Concluindo

É claro que se desligar tudo e mais alguma coisa, o seu smartphone transformar-se-á num telemóvel do passado, pois perderá toda a tecnologia que o caracteriza. A ideia deste guia é mostrar-lhe todas as possibilidades de poupança de bateria – cabe agora a si escolher as que mais lhe convêm.

Se descobriu outras formas de poupar bateria, partilhe-a nos comentários!

Outras dicas pelos nossos leitores:

a Friend® – Utilizar sempre wallpapers de tons escuros.

JPedrosa – Desligar a procura de rede automática e escolher a conexão do vosso operador. Uma dica que resulta, particularmente útil quando se anda perto da fronteira. Definições > Conectividade > Rede > Seleccionar rede > Manual.

Artigos relacionados:
Exit mobile version