Pplware

Apple Mapas: 5 dicas que tem de conhecer

Os mapas da Apple estão cada vez mais precisos e permitem aos seus utilizadores algumas funcionalidades interessante e exclusivas.

Hoje trazemos 5 boas dicas para os utilizadores Apple tirarem proveito em qualquer dispositivo onde tenham acesso aos Mapas.


A Apple, tal como fez com a sua aplicação de música, permite apenas que a app Mapas figure no Apple Watch, enquanto aplicação de navegação. No passado a Google já teve os seus mapas acessíveis também neste dispositivo, mas a empresa de Cupertino, por razões que não se conhecem ao certo, fechou este espaço a terceiros.

Na verdade, esta é uma grande vantagem para quem usa os Mapas da Apple e o Apple Watch. Quando vamos a conduzir o sistema de vibração é fantástico, quando combinado com as indicações de áudio, e praticamente nem necessitamos de olhar para o ecrã.

 

Apple Mapas: 5 dicas que tem de conhecer

Estas 5 dicas são interessantes do ponto de vista prático, de utilização corrente. Facilitam não só a utilização na prática do GPS, mas também noutras questões relacionadas com o histórico.

 

1 – Programar no Mac e enviar para o iPhone

Se vamos fazer uma viagem e queremos apoio total da app Mapas, então podemos usar o Mapas no macOS, desenvolver a nossa viagem e exportar depois para um dispositivo Apple.

Basta abrir a aplicação, colocar a origem e o destino, pode acrescentar alguma informação extra e clicar no ícone para enviar o mapa para um dispositivo ou para partilhar num serviço. Quando o mapa for recebido no iPhone, por exemplo, poderá simplesmente clicar em cima da notificação e dar início ao percurso.

 

2 – Partilhar a localização

Por vezes estamos em determinado sítio e queremos que alguém venha ter ao nosso encontro. Se a pessoa não souber exatamente o local, podemos enviar a nossa localização que será usada por essa pessoa para chegar até nós.

Para isso basta abrir a app Mapas, no mapa irá ver um ponto azul (que é a nossa localização). Clica em cima desse ponto e abrir-se-á um menu em baixo com duas possibilidades: Marcar a minha localização e Partilhar localização.

Neste caso podemos clicar em Partilhar localização e enviar depois, no menu que se abrirá de seguida, para quem queremos que venha até nós.

 

3 – Ver o trânsito nas proximidades e no trajeto

Podemos ativar a informação relativa ao trânsito que se faz sentir quer perto da nossa localização, quer nas estradas onde vamos circular. Basicamente ativamos uma opção que nos vai mostrar se está ou não congestionado o trajeto.

Para isso clicamos no ícone informação, no canto superior direito, conforme podemos ver na imagem acima e depois ativamos a opção Trânsito.

As vias congestionadas irão mostrar um faixa vermelha na extensão onde se verifique então o tal fluxo de tráfego. Além disso, mostra também zonas onde o trânsito está “impossível”.

 

4 – Tirar proveito dos Locais importantes

A Apple, desde há várias versões do iOS, coloca uma opção que recolhe e utiliza informação de localização do iPhone ou Apple Watch no intuito de proporcionar serviços relacionados. Por exemplo, uma aplicação pode usar os dados relativos à sua posição geográfica e à pesquisa por si efetuada para ajudar a encontrar cafés ou cinemas na zona onde se encontra, ou o seu dispositivo pode definir automaticamente a data e a hora com base na localização atual.

Essa opção está disponível em Definições > Privacidade > Serviços de localização > Serviços do sistema > Locais importantes.

Aqui dentro verá os sítios por onde andou e muita informação relacionada. Os mapas descrevem o local, depois há ainda informação do dia e hora. Essa informação pode ser usada por si ou apagada.

Neste artigo temos várias sugestões que permitem quer tirar proveito dos locais importantes colecionados, quer mesmo desligar esta funcionalidade se a achar intrusiva.

 

5 – Utilizar a funcionalidade Flyover

Portugal tem já algumas cidades em 3D nos Mapas da Apple. Existe uma fantástica funcionalidade, a Flyover, que não é mais que viajar em “modo pássaro” por cima de cidades num trajeto de passeio, para conhecer os sítios mais emblemáticos.

Flyover2, pode ver vistas interativas e virtuais de cidades e pontos de referência. Temos nas mãos o poder da realidade aumentada e da realidade virtual.

Para utilizar a funcionalidade Flyover:

Exit mobile version