Ontem voltámos a dar vida ao “velhinho” Samsung Galaxy S (i9000), fazendo o update para a ROM oficial mais actual. Hoje vamos aprender como fazer o famoso ROOT a esta ROM oficial.
O root permite obter direitos de administrador sobre o smartphone Android. É completamente seguro e abre o Android a um novo leque de possibilidades: overclock, underclock, instalação de apps que requerem root, desinstalar o bloatware das operadores e ainda instalar Custom ROMs (para ter a versão mais actual do Android, por exemplo!).
Este guia destina-se EXCLUSIVAMENTE ao Samsung Galaxy S (GT-i9000).
Mas afinal quais são as vantagens do root no Android?
- Desinstalar apps de sistema, como por exemplo o bloatware das operadoras.
- Fazer overclock ou underclock ao CPU, aumentando a performance do smartphone ou poupando muita bateria, respectivamente.
- Instalar aplicações root da Play Store que apenas estão disponíveis para dispositivos “rooted”. Por exemplo, o Titanium Backup que faz backup e restaura todas as apps e dados, sem necessidade de instalar e reconfigurar todas as aplicações.
- Instalar Custom ROMs, ou seja, ROMs modificadas que aproveitam ao máximo as capacidades do smaqrtphone. No caso do SGS, é flashado o famoso ClockWorkMod que permite fazer backup e restauram ROMs e também flashar novas ROMs e kernels.
- Algumas operadoras consideram (erradamente) que um dispositivo rooted viola a garantia. No entanto, não existe qualquer modificação no hardware, é tudo feito a nível do software. Se precisar de levar o smartphone para a garantia é tão simples como voltar a flashar a ROM original, para não haver problemas por parte da operadora.
BACKUPS – Convém fazer cópias de segurança de todos os dados úteis do smartphone:
- SMS e Registo: Instalar o SMS Backup+ e fazer um backup.
- Contactos: Sincronizar com os contactos do Google.
- Calendário: Sincronizar com os contactos do Google.
- Aplicações: Instalar o AppBrain e sincronizar a lista completa de aplicações.
- Imagens, vídeos e ficheiros: Copiar para o cartão SD externo.
- Definições APN e MMS: Anotar os dados de Definições > Ligações sem fios e de rede > Redes móveis > Pontos de acesso (APN). Alternativamente pode sempre instalar o APN Portugal e restaurar os dados.
ATENÇÃO!
- Certifique-se que o Samsung Kies não está a ser executado (processo).
- Certifique-se que a opção Definições > Ligações sem fio e de rede > Definições USB está marcada como “Samsung Kies”.
- Certifique-se que a opção Aplicações > Desenvolvimento > Depuração USB está activa.
O Pplware não se responsabiliza por eventuais danos causados ao equipamento durante o procedimento descrito. Aconselha-se o seguimento minuncioso de todos os passos de forma a minimizar eventuais problemas. 99% dos problemas são causados por falta de atenção.
Guia Passo-a-Passo: Como fazer ROOT
Depois de garantir que o seu SGS tem pelo menos a versão XXJW4 ou XWJW6, siga atentamente os seguintes passos:
- Faça download do rar CF-Root-XX_OXA_JW4-v4.4-CWM3RFS.rar e extraia o seu conteúdo. Deverá conter 2 ficheiros: um .tar e um .exe, o Odin.
- Execute o Odin.
- Desligue o smartphone e retire o SIM e o SD card externo.
- Inicie o smartphone no chamado download mode, mantendo premidos, ao mesmo tempo, os botões “Diminuir Volume”, “Home” e “Power”. Deverá aparecer uma imagem como a seguinte figura.
- Conecte o smartphone (no download mode) a uma porta USB usando o cabo microUSB e enquanto o Odin está aberto.
- A zona ID:COM deverá ficar amarela como na figura abaixo. Caso contrário, reinstale os drivers USB (o Kies) do smartphone e repita desde o passo anterior. Se mesmo assim não funcionar, tente estes drivers para 32bit ou 64bit.
- Carregue no botão PDA e carregue o ficheiro CF-Root-XX_OXA_JW4-v4.4-CWM3RFS.tar que acabou de extrair.
- MUITO IMPORTANTE: Certifique-se que a opção “Re-Partition” NÃO está marcada.
- A janela deverá ser semelhante a esta figura:
- Prima Start para iniciar o flash da ROM e espere alguns segundos, até o primeiro quadrado por cima de ID:COM estar verde e dizer “PASS”.
- O SGS deverá reiniciar automaticamente, caso contrário, desligue-o e volte a ligá-lo.
- Desligue o smartphone e volte a ligá-lo premindo, ao mesmo tempo, os botões “Aumentar volume”, “Home” e “Power”.
- No ecrã “Recovery” utilize os botões de volume para navegar no menu e o botão “Home” para confirmar a opção escolhida.
- Escolha a opção “wipe data/factory reset”.
- Escolha a opção “wipe cache partition”.
- Escolha “reboot system now”.
E com isto acabou de fazer ROOT ao seu Samsung Galaxy S.
Se tudo correu bem, deverá notar a presença de 3 novas aplicações: SuperSU, CWM e Tweaks. A SuperSU é responsável por garantir os direitos de “super-user” às aplicações que necessitem de Root. A CWM, abreviatura para ClockWorkMod permite fazer backup e restauro da ROM actual e ainda flashar novos kernels e ROMs. A aplicação Tweaks reúne um conjunto de opções que aumentam a performance do smartphone. Sinta-se à vontade para explorar e instalar todas aquelas aplicações que necessitavam de acesso root.
A partir deste guia já é possível rumar a um novo capítulo: a instalação de Custom ROMs!
ACTUALIZAÇÃO (22/11/2012)
Colecção completa para os utilizadores de Samsung Galaxy S (GT-i9000):