Alguma vez precisou de manter um computador remoto em funcionamento e/ou teve necessidade de o reiniciar porque algum processo bloqueou? Claro que é simples se estivermos junto dele. Mas e se estiver longe dele ou sem possibilidade de acesso físico?
De entre as demais soluções existentes no mercado, podemos usar o Airytec, que vamos conhecer e aprender como configurar neste artigo.
Este utilitário, bastante simples, leve e de fácil configuração, permite desligar, reiniciar, suspender e hibernar o computador, quer local quer remotamente através de qualquer browser. Além disso, também é possível terminar ligações Dial-up e VPN, bem como adicionar os seus próprios scripts (C:\Program Files\Airytec\Switch Off\scripts) e agendar a sua execução diariamente, semanalmente, a uma hora exata ou até mesmo quando o computador ficar inativo.
O Airytec não requer qualquer framework nem biblioteca para funcionar e a sua execução pode ocorrer com login apenas ou sem o login do utilizador no computador. Existem duas versões, a portátil 32-bit e 64-bit, e a completa. O que as difere é o facto de apenas última permitir acesso às opções remotas, a qual vamos utilizar.
Instalação e configuração do Airytec
Passo 1) Para começar, deve descarregar aqui a aplicação e posteriormente instalá-la como qualquer outra. Não é sugerido instalar nenhum software de terceiros.
Passo 2) Em seguida, caso não arranque de forma automática, execute-a. O respetivo ícone irá aparecer na barra de tarefas.
Passo 3) Com o botão esquerdo do rato, clique no ícone. Ative a opção para forçar o encerramento das aplicações em execução. Aqui também pode selecionar em que situações pretende que o Airytec seja executado.
Passo 4) Clique agora no ícone com o botão direito do rato e selecione “Options”.
Passo 5) Poderá aparecer um botão “Edit web interface settings” a solicitar permissão de administrador, clique nele. No separador “Remote” ative ambas as opções, caso o porto 8000 não esteja por omissão, coloque-o, e adicione uma password para autenticação remota. Por fim, aplique estas alterações, e sem efetuar “Ok”, clique em “View / update static address”. Um separador ou browser irá abrir.
Passo 6) Será mostrado o seu IP Público, o qual deve utilizar para se ligar remotamente.
Nota: O endereço IP da maioria dos utilizadores é dinâmico, ou seja, a cada período de tempo ele muda, significando isto que o utilizador não será informado aquando da sua alteração. Além disso não é de todo agradável andar a memorizar ou a apontar cada vez que altera, sendo muito mais agradável tê-lo como um nome.
Passo 7) Veja o nosso artigo sobre como usar o NO-IP (parte 1 e 2). Depois de criar e configurar este serviço no router, deverá reencaminhar a comunicação externa à rede para o computador onde o Airytec está instalado.
Assim, em vez de colocar o IP Público:8000, coloca o nome:8000 que escolheu ao criar o serviço NO-IP para ordenar a execução das opções possíveis do Airytec.
Utilizar o Airytec para controlar o seu computador
Passo 8) Através de um browser, coloque o respetivo endereço de acesso. Insira o username e a password que configurou no passo 5. Dependendo do browser, o login pode falhar.
Passo 9) De entre as possíveis, escolha uma das opções. Os scripts que criar irão aparecer aqui também, depois de colocados na pasta mencionada no inicio deste artigo.
Passo 10) Neste exemplo, dada a ordem de encerramento, o utilizador recebe uma mensagem.
Em tom de conclusão, verdade será dizer que, dependendo de cada situação, pode existir aqui uma possibilidade de poupança energética, diminuindo o valor da fatura relativa ao consumo de eletricidade.
Por outro lado, e infelizmente, este utilitário peca por não utilizar HTTPS, podendo o login ser, eventualmente, capturado no momento da ligação. Nada que não se resolva com recurso a uma VPN segura.