Pessoalmente dou muito valor a um ambiente de trabalho “limpo” de ícones. Por isso é que colecciono fantásticas imagens para decorar a minha área de trabalho. Então há que contornar a falta dos ícones sem perder a rapidez de acesso aos conteúdos.
A solução que conhecem e certamente usam, é passar os atalhos para a barra de tarefas, assim, só com um clique, temos um acesso rápido aos programas, pastas e ficheiros.
Um ícone que uso bastante é o “Computador”, este dá-me acesso à zona onde tenho os discos (virtuais, USB, partições) e às drivers ópticas.
Colocar este item na barra de tarefas é simples:
Vamos à barra de tarefas [1], botão direito do rato apontamos o cursos sobre “Barra de Ferramentas” [2], depois na janela que se abre seleccionamos a opção “Nova barra de ferramentas…” [3],
…agora navegamos até ao ambiente de trabalho e seleccionamos o ícone “Computador”.
Simples, logo de seguida poderá ter disponível na barra de tarefas o acesso ao seu gestor de drives apenas com um clique.
Esta solução poderá ser utilizada para outros itens, esteja à vontade para optimizar o seu modo de usar o computador.