Por Ricardo Pereira para o PPLWARE.COM Uma das novidades muito apreciadas pelos utilizadores do Windows 7 é o efeito Aero Peek. Este recurso foi, na altura do lançamento do novo Windows, uma “bandeira”, no que toca à inovação. No entanto, muitos programas tornavam-se aborrecidos quando usufruíam desta novidade, pelas imensas miniaturas que os programas espalhavam pelo ambiente de trabalho.
Chegamos inclusive a ver como se removia dos browsers esta possibilidade. Algum tempo depois o Google Chrome deixou de ter esta funcionalidade activada, por predefinição vem desligada. Mas.. precisa deste recurso activo?
Uma das razões que encontro para esta tomada de posição face ao efeito desligado, já que o browser da Google é o único que vem com esta opção desactivada, é porque o Chrome está ainda (e irá continuar ad eternum) em desenvolvimento, principalmente nas suas versões “não oficiais” (dev) então, esta é uma funcionalidade que poderia causar certos “problemas” de estabilidade ao Browser, nestas fases de teste.
Pessoalmente utilizo com utilidade este recurso e não tive nas versões que instalei do Chrome, qualquer problema. Então para os que gostariam de voltar a activar essa funcionalidade, deixo dois ou três passos importantes.
Vamos então ao que interessa…
1 – Primeiro, terão que criar um atalho para o Google Chrome. Podem usar algum atalho que já tenham disponível no Menu Iniciar ou nos Programas.
Se não tiverem nenhum, acedam aqui: “C:\Users\%username%\AppData\Local\Google\Chrome\Application” e criem um a partir do ficheiro exe do Google Chrome.
2 – De seguida, clicar com o botão direito do rato no atalho criado e clicar em “Propriedades”;
3 – Depois de aberta a janela das Propriedades, clicar no final do Destino, adicionar um espaço e adicionar este comando: “--enable-aero-peek-tabs
”;
Nota: Colocar mesmo no final, ou seja, depois das aspas e não colocar as aspas do comando acima descrito.
4 – Clicar em “Ok” e comecem a dar cliques nesse atalho;
Espero que gostem do efeito e que seja útil para aumentar o vosso work flow.
Artigos relacionados: