Pplware

Acabar com o Histórico de localizações na vossa conta Google

Um dos artigos recentes que mais impacto teve nos nossos leitores foi o Videolog onde mostrámos que a Google recolhe informação geográfica sobre os seus utilizadores, disponibilizando-a para consulta, e quem sabe para outro tipo de utilização.

Muitos ficaram assustados, e até revoltados, com o detalhe desta informação e pretendem saber a forma de a eliminarem e até de limitarem a sua recolha.

A forma de o fazerem é simples e está ao alcance de qualquer utilizador. Vamos aprender a eliminar o histórico de localizações e a impedir que a Google recolha mais informação.

Toda esta informação é recolhida de forma transparente, através do smartphone, e sem que o utilizador tenha noção disso, podendo ser posteriormente consultada após autenticação.

Para além de a poderem ver na interface que a Google disponibiliza, podemos exportá-la para utilização no Google Earth, estando a informação preparada de imediato para essa utilização.

Mas a maioria dos utilizadores ou não estava consciente desta recolha ou não quer que a mesma seja feita, preferindo manter o se anonimato e a sua privacidade.

A Google disponibiliza duas opções neste serviço que podem ser usadas. A primeira impede que os dados sejam recolhidos de futuro e a segunda permite que eliminem os dados que até à data tenham sido recolhidos.

Qualquer uma das opções pode ser usada de forma independente, mas é a sua combinação que vai permitir que a anonimização e a privacidade seja completa.

Vamos então explicar cada um dos possíveis passos e a forma de os executarem ou activarem. Estes passos são executados de forma separada e apenas devem realizar os que pretenderem.

Desabilitar o histórico

 

Em primeiro lugar devemos desabilitar a recolha de informação por parte da Google. Para isso acedemos à interface do Histórico de localizações Google e escolhemos o acesso às definições deste.

Para isso carreguem no botão da roda dentada e aí dentro escolham a opção Definições do histórico.

Na nova interface a que foi dado acesso, devem agora escolher a opção Desactivar, que fica do lado direito da janela. Após esta mudança devem efectivar a escolha com o premir do botão Guardar.

A activação desta opção irá inibir a recolha de dados por parte da Google, ficando o problema da recolha de informação resolvido. Passam a estar protegidos para o futuro.

Eliminar o histórico

 

De seguida, e caso o pretendam, podem eliminar todos os dados que foram recolhidos até à data. Desta forma conseguem limpar os vossos registos do passado.

A Google disponibiliza duas opções para esta situação. A primeira permite que eliminem apenas os dados referentes a um dia ou um período em particular e a segunda permite que eliminem todo o histórico que está guardado nos servidores da Google.

Para realizarem uma destas operações, apenas têm de escolher qual delas pretendem executar. Os links associados a cada uma estão do lado direito da janela do Histórico de localizações Google, por baixo do calendário.

Notem apenas que caso escolham a opção de eliminar os dados de um único dia ou de um período, devem navegar no calendário até ao dia pretendido ou escolher o período em causa.

Depois de executados estes simples passos, podem ficar descansados que a Google vai parar de recolher os vossos dados de localização e deixar de ter presentes os dados anteriormente recolhidos.

Esta funcionalidade é muito interessante, mas os utilizadores precisam de se sentir confortáveis com a recolha dos dados e com a sua utilização. A Google compromete-se a não a usar para fins fora dos definidos na descrição do serviço, mas será que é mesmo assim?


Homepage: Histórico de localizações Google

Exit mobile version