Pplware

5 razões para escolher o autoconsumo energético em Portugal

Em média, as famílias portuguesas gastam entre 70€ e 80€ em eletricidade todos os meses. Contudo, a possibilidade de produzir, consumir, e até mesmo vender a própria energia permite não só reduzir a fatura elétrica mensal como reduzir o desperdício de eletricidade.


O autoconsumo energético é uma escolha cada vez mais popular em Portugal e tem um enquadramento legal positivo, contando com vários incentivos e opções de autoconsumo. Antes de aprendermos mais sobre como funciona, vamos olhar para as 5 principais razões pelas quais vale a pena considerar esta solução para a sua casa.

5 motivos para escolher o autoconsumo energético

Estas são as principais vantagens da incorporação do autoconsumo energético:

Para além de vantajoso, o autoconsumo energético oferece bastante flexibilidade aos consumidores, que podem escolher entre opções de autoconsumo solar (painéis fotovoltaicos), de energia aerotérmica (bombas de calor), ou ambos.

Soluções de autoconsumo energético

Existem várias soluções de autoconsumo energético solar em Portugal, com destaque para:

Alternativamente (ou em conjunção com), os portugueses também podem reduzir o seu consumo energético mensal ao optar por energia aerotérmica, que usa bombas de calor para extrair calor do exterior e usá-lo para, por exemplo, aquecer a água da casa.

Como escolher a melhor solução de autoconsumo energético

Para instalar painéis solares na sua casa, considere critérios-chave como:

Relativamente à energia aerotérmica, preste atenção a fatores como:

Contexto legal em Portugal

O papel do autoconsumidor e os detalhes relativamente à exploração do autoconsumo privado e coletivo estão definidos pela Lei Portuguesa no Diário da República. Em Portugal, o investimento em soluções alternativas de consumo energético é incentivado por programas como o E-Lar e fundos como o Fundo Ambiental, que têm tido cada vez mais procura.

O que fazer antes de recorrer ao autoconsumo energético

Convencido? Face a todas as vantagens, o autoconsumo energético é uma escolha inteligente para famílias, prédios e até mesmo empresas. Se pretende instalar painéis solares na sua casa, recomendamos que faça o seguinte antes de obter o serviço:

Ao optar pelo autoconsumo energético, não estará sozinho: soluções de energia renovável geram mais de 70% da eletricidade produzida em Portugal anualmente, sendo que a energia solar cresceu 37% em 2024, abrangendo mais de 10% da totalidade da eletricidade consumida.

Exit mobile version