Pplware

5 maneiras de não carregar a bateria do seu smartphone

Embora evoluam a passo lento, as baterias dos smartphones estão cada vez melhor, com maior capacidade e muitas delas até com tecnologias que lhes permitem carregar sem fios ou de forma bastante mais rápida que o habitual.

Mas todos nós cometemos erros na hora de as carregar. Veja algumas práticas que deve evitar.

1. Carregamento através de portas USB

Se trabalha, estuda ou passa horas diariamente ao computador é comum precisar de carregar o smartphone e, então, a forma mais simples que encontra é ligá-lo à porta USB do seu computador.

Além de o carregamento através destas portas ser muito lento, a baixa corrente fornecida não é benéfica para a saúde da bateria, já que tudo está optimizado para a corrente do carregador original.

Contudo, se tiver mesmo necessidade de carregar o seu smartphone desta forma, opte pelas portas que a isso são dedicadas, as USB 3.0 SS.

 

2. Utilizar carregadores com corrente máxima inferior ao que é aconselhado pelo fabricante

Muitas vezes o conselho que se dá é que se utilize sempre o carregador fornecido com o smartphone, mas existem marcas que não vendem os smartphones com carregadores ou até se dá o caso deles se perderem. Nesses casos, a opção não precisa de passar por adquirir um novo carregador da mesma marca, já que em casa poderá ter outros que se adeqúem desde que o valor da corrente máxima seja igual ou superior ao recomendado pela marca do seu smartphone.

 

3. Deixar o smartphone a carregar durante horas a fio

O smartphone está a ficar sem carga na bateria, coloca-o à carga uma noite inteira, ou simplesmente esquece-se dele ali, ligado à corrente eléctrica durante o dobro ou até o triplo do suficiente para carregar a 100%.

Na verdade, a maioria dos smartphone não vai continuar de receber energia quando atinge o seu máximo, pelo que não há propriamente um perigo de sobrecarga. No entanto, as baterias de iões de lítio não devem nem ser deixadas descarregar totalmente nem permanecer com a carga máxima durante muito tempo, sob pena de se degradarem mais rapidamente do que o esperado.

 

4. Jogar enquanto carrega

A utilização do smartphone durante o carregamento também não é proibida, mas não é aconselhável.

Durante o carregamento, se for levada a cabo uma tarefa que exija muito processamento, como jogar ou ver um vídeo, há uma tendência para que haja um sobreaquecimento do equipamento, que se torna ainda maior se este estiver a carregar. Além do mais, se lhe estiver a mexer enquanto carrega, o carregamento torna-se mais lento.

 

5. Deixar o smartphone a carregar ao sol

Voltamos à mesma questão do sobreaquecimento. Quando o equipamento está a receber energia eléctrica tem tendência a aquecer e existem alguns que atingem temperaturas até bastante elevadas. Se a isto juntarmos ainda o calor do sol pode mesmo haver o perigo do smartphone ficar danificado.


Que outras maneiras conhece para não se carregar um smartphone?
Exit mobile version