O Visual Studio Code é provavelmente um dos melhores IDEs para código e está disponível para os principais sistemas operativos.
Este editor gratuito e é direcionado para programadores que procuram um IDE completo e que, ao mesmo tempo, seja fluído. Hoje deixamos 5 dicas para quem usa o Visual Studio Code.
#1 – Comandos
Tal como outros editores, o Visual Studio Code disponibiliza um conjunto vasto de comandos para realizar as mais diversas ações. Para aceder à “Palete de comandos”, basta usar no Windows o atalho Ctrl + Shift + P. Já no macOS devem usar o atalho ⇧⌘P.
#2 – Definir uma pasta como “área de trabalho”
Se o seu projeto está dentro de um diretório, então fique a saber que poderá carregar todos os ficheiros de uma única vez. Para tal basta ir a File > Add Folder to Workspace.
Todos os ficheiros do diretório passam a estar disponíveis no editor, e o diretório passa a ser o “diretório atual de trabalho”.
#3 – Divisão da área de trabalho
Existem situações em que precisamos de trabalhar em vários ficheiros ao mesmo tempo, e pretendemos até comparar informação entre eles.
Para ajudar o utilizador, oferecendo uma melhor visualização, é possível definir um Layout de trabalho. É possível dividir a área de trabalho na vertical, na horizontal, em três colunas, etc.
#4 – Múltiplos cursores
Uma das funcionalidades interessantes do Visual Studio Code é a possibilidade de criar múltiplos cursores, facilitando a introdução ou remoção de informação de um determinado ficheiro. Para criar vários cursores, basta no Windows usar a tecla ALT. Quem usar o macOS deverá criar múltiplos cursores com a tecla option.
#5 – Pesquisa em vários ficheiros
Se pretenderem pesquisar em vários ficheiros uma informação, uma variável, uma instrução basta ir a Edit > Find in Files. Depois de introduzirem o que pretendem pesquisar, o editor irá apresentar numa única janela todos os resultados.
E são estas as dicas simples que tínhamos para apresentar hoje. Este editor de texto tem recebido várias melhorias desde que foi lançado e é sem dúvida um dos melhores a todos os níveis. Experimentem! Se conhecerem outras dicas deixem nos comentários.