A origem dos conselhos apresentados neste artigo são da TuneUp que coloca à nossa disposição 5 conselhos para uma limpeza profissional do nosso sistema, chegando com segurança a todos os “cantos” do PC que, muitas vezes, quase ninguém limpa.
Convidamos desde já todos os nossos leitores a colocaram em prática os conselhos básicos oferecidos no artigo e a devolver a vitalidade do PC, ultrabook, tablet ou notebook de outrora.
As dicas em causa foram aplicadas num PC destinado a jogos, o Alienware X51, que foi usado como Home Cinema para reproduzir filmes Blu-ray, também um Tablet Samsung Series 7 com Windows 8 e um MacBook Air de 2011 funcionando também com o Windows 8. Por se tratarem de recomendações da Tuneup, o ideal será a instalação do TuneUp Utilities.
1. Eliminar pastas antigas do Windows caso tenham actualizado o sistema operativo
Se por exemplo, o utilizador actualizou o Windows 7 para o Windows 8, podem ser eliminadas as pastas de cópia de segurança da instalação anterior do Windows. A pasta “Windows.old” está localizada na unidade C: e somente deve ser eliminada se o sistema funciona correctamente e não é necessário recuperar nada mais desta cópia de segurança.
No Tablet Samsung Series 7, que foi actualizado para Windows 8, este procedimento libertou 1,82 GB do disco. Os outros PCs tinham instalação limpa do sistema operativo e não haviam cópias de segurança para eliminar.
2. Encontrar arquivos gigantes e consumidores de recurso que estejam ocultos
Em alguns casos, este conselho tem mais impacto no espaço do disco. Um disco rígido pode ter muitos ficheiros e pastas grandes que provavelmente foram esquecidos, e contém filmes em HD, fotos, series, inclusive apps ou backups de smartphones, criadas automaticamente. Os utilizadores devem verificar estas pastas para não ficarem sem espaço no disco.
Para isso, podem usar a ferramenta de pesquisa do próprio Windows para encontrar os ficheiros com grande tamanho. Porém, neste caso específico, o TuneUp Utilities oferece uma função que mostra os “100 maiores ficheiros” em “Encontrar e remover grande volume de dados” no separador “Organizar Sistema” do programa. Todos os grandes ficheiros são mostrados de forma automática e instantaneamente.
Com esta dica no MacBook Air foram eliminados 62,6GB, entre vídeos 15GB, máquinas virtuais do Win XP e Windows Vista esquecidas e vários arquivos ZIP e series de televisão que foram guardados num HD externo.
3. Limpar cache da Pesquisa do Windows
O índice da Pesquisa do Windows mantém uma base de dados de atalhos, e-mails, ficheiros pessoais e muito mais. Ao invés de percorrer todo o disco rígido em cada pesquisa, utiliza este índice apresentando resultados ao instante. No entanto, a base de dados cresce rapidamente e com o tempo gera erros que chegam a supor resultados de pesquisa incompletos ou erróneos Recomenda-se limpar o índice de Pesquisa do Windows e criá-lo novamente com periodicidade. Para realizar esta recomendação o utilizador deve abrir o Painel de Controlo do Windows e escrever “pesquisar” na barra de busca, logo seleccionar “Opções de indexação”, “opções avançadas” e clicar em “recriar”.
Neste ponto cabe destacar que o PC para jogos, o Alienware X51, já tinha o índice de pesquisa desactivado, já que é uma máquina para entretimento e não há necessidade de realizar pesquisas de arquivos, como se faz em um PC de trabalho.
4. Evitar atalhos corrompidos e entradas inválidas no histórico
Media Player, Office, Nero, Windows,… todos tem a sua própria lista de ficheiros usados recentemente, que podem conter links defeituosos e que ao clicar mostrem uma mensagem de erro. O mesmo acontece no Menu Iniciar e nos atalhos da área de trabalho. O TuneUp Shortcut Cleaner encarrega-se disto, simplesmente basta aceder ao separador Organizar Sistema e, clicando em Remover atalhos corrompidos, o TuneUp Utilities analisa o PC e desfaz-se de todas as entradas inválidas. Esta tarefa também é realizada durante a Manutenção Automática ou na manutenção num Clique, recuperando alguns KB neste processo.
5. Utilizar as funções mais escondidas da ferramenta de limpeza do Windows
O libertador de espaço no disco faz uma limpeza efectiva, mas a maioria das suas funcionalidades estão ocultas de forma padrão. Para activá-las o utilizador deve clicar com o botão direito na área de trabalho, escolher Novo, atalho e escrever o seguinte comando:
%SystemRoot%\System32\Cmd.exe /c Cleanmgr /sageset:65535 &Cleanmgr /sagerun:65535
O utilizador pode dar um nome como “Limpeza definitiva” e clicar em Finalizar. Esta dica libertou apenas uns 100 MB em cada dispositivo, já que o TuneUp Disk Cleaner já tinha realizado uma boa limpeza nos sistemas. No entanto, é recomendável utilizar esta ferramenta ao menos uma vez ao mês para assegurar a melhor optimização possível.
Limpeza no PC concluída…
Estes conselhos juntamente com as dicas básicas propostas pela TuneUp levam menos de 30 minutos para serem postos em prática.
Como resultado, o tablet Samsumg Series 7 que iniciou o teste no limite de espaço disponível no disco e tendo quedas de desempenho, mensagens continuas de erros, respirou de novo, recuperando 32,56 GB mais da metade dos 65 GB SSD ocupados. Foram eliminados 95,3 GB de dados desnecessários do PC Alienware X51, que agora estão disponíveis para jogos e filmes. E por último, o efeito mais evidente foi no PC de trabalho MacBook Air com Windows 8, de onde foram libertados um total de 104,8 GB de dados. Uma verdadeira limpeza para esta mudança de estação.