Certamente alguns de vocês já deram conta que às vezes esta é a gama de endereços ao qual o endereço configurado na vossa placa de rede pertence.
As vezes questionam-se, por exemplo, sobre o porquê de não terem Internet numa máquina. Uma das primeira perguntas que costuma fazer é qual o endereço IP que a máquina tem naquele momento, ao que me respondem 169.254.X.X.
Bem, tal endereçamento é assumido pela configuração de rede (normalmente usando sistemas operativos Windows), quando a vossa máquina não consegue contactar nenhum servidor de DHCP (servidor que atribui as configurações de rede). Quando uma máquina não consegue obter dinamicamente as configurações de rede (IP, mascara, Gateway, DNS..) então adquire um endereço designado de link-local ou seja, a máquina executa um processo de auto-configuração a nível de rede . Este endereço permite assim comunicar com outras máquinas da rede sem a necessidade de terem um IP configurado manualmente ou via servidor de DHCP. A Microsoft designa este processo de Automatic Private Internet Protocol Addressing (APIPA).
A Internet Assigned Numbers Authority (IANA) reservou o intervalo de endereços 169.254.0.0 – 169.254.255.255 para o endereçamento IP privado automático. Consequentemente, o APIPA fornece um endereço que, garantidamente, não entra em conflito com endereços “encaminháveis”.
Para fazerem um teste basta colocarem que definam que a vossa configuração de rede será obtida DHCP e esperem alguns segundos. De referir que não devem ter nenhum servidor de DHCP a servir a vossa máquina.
O objectivo dos endereços link-local é facilitar a comunicação entre máquinas, no caso de não existir qualquer configuração. A auto-configuração é uma das grandes características do novo protocolo IP (IPv6) e será uma mais valia para rede SOHO (Small Office Home Office).
Para saber mais sobre este tipo de configuração aconselho a ler: Como utilizar endereçamento TCP/IP automático sem um servidor de DHCP